Com entrada franca, Acrissul promove a 74ª Expogrande de 12 a 22 de abril

Com uma bateria de 50 leilões programados e uma expectativa de comercialização de 20 mil cabeças, entre bovinos, equinos e ovinos, a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) promove de 12 a 22 de abril a 74ª edição da Expogrande (Exposição Agropecuária e Industrial de Campo Grande). Este ano sem a tão […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com uma bateria de 50 leilões programados e uma expectativa de comercialização de 20 mil cabeças, entre bovinos, equinos e ovinos, a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) promove de 12 a 22 de abril a 74ª edição da Expogrande (Exposição Agropecuária e Industrial de Campo Grande). Este ano sem a tão tradicional grade de shows com as grandes atrações musicais brasileiras, o que deve reduzir a presença do público na maior exposição agropecuária do Centro-Oeste. Neste ano a entrada é franca. A abertura acontece às 19:30 horas, na pista central de julgamentos, com a presença de autoridades e lideranças.

Para Francisco Maia, presidente da Acrissul, sem os shows tradicionais a feira perde o brilho popular, mas a história da Expogrande garante bons resultados em termos de negócios, que neste ano está totalmente focada na exposição e comercialização de produtos levados ao Parque de Exposições Laucídio Coelho. “Teremos uma presença excepcional e destacada das raças eqüinas, com provas e leilões de peso durante a feira”, garante o presidente.

Para garantir-se neste novo formato de exposição, a Acrissul está recepcionada com dois grandes bancos operando durante o evento: o Banco do Brasil e o Bradesco, ambos com linhas de créditos específicas para o agronegócio. Otimista com a exposição, Maia afirma que os produtores rurais estão estimulados e com grande expectativa de créditos para esse ano, principalmente com os incentivos proporcionados pelo governo federal, que institui o Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono) para estimular a produção sustentável no campo.

Genética

Durante a Expgrande 2012 acontece a 2º Expogenética MS, que vai contar com a participação de cerca de 250 animais, dos mais variados programas de avaliação, com representação nas raças Nelore, Brahma, Bradford, Guzerá, Brangus e Senepol.
A ideia do evento é, além de apresentar animais com genética superior, capaz de evoluir rebanhos, trazer de volta aquele relacionamento entre produtores rurais, a negociação dentro dos pavilhões, em torno de animais de qualidade, com genética superior e garantias de avaliação, seja touro ou matriz. A Expogenética vai contar com quatro pavilhões e a expectativa é de que repita o mesmo sucesso do ano passado.

Outra grande vitrine da Expogrande é a bateria de julgamentos que acontece este ano em dois turnos. No primeiro entram no dia 10 de abril os animais das raças Nelore, Nelore Mocho, Guzerá e Brahman, além de equinos das raças pantaneira, crioulo e quarto de milha. No segundo turno, a partir do dia 18 de abril é a vez de ir para as pistas os animais das raças Bonsmara Canchim, Senepol, Gir, Girolando, Braford, além de equinos da raça árabe. Até o dia 17 de abril a Expogrande já conhece os grandes campeões da raça Nelore que, com maior número de animais participantes, ocupam a pista central de julgamentos por três dias.

Leite

O Gir Leiteiro mais uma vez estará presente na Expogrande, com exposição, julgamento de animais e torneio leiteiro. Será a terceira exposição oficial da raça no Estado e a segunda ranqueada. O julgamento será realizado no dia 19/04/2012 pelo zootecnista Euclides Prata dos Santos Neto, jurado efetivo da ABCGIL, de Uberaba-MG. O Torneio Leiteiro, por sua vez, ocorrerá nos dias 15 a 18/04/2012, com ordenhas diárias às 06h, 14h e 22h.

Apesar da ausência dos grandes shows, neste ano os universitários das barracas de Medicina Veterinária irão garantir entretenimento com apresentações culturais própria. Além disso, com a presença de um grande estande do Governo do Estado, haverá programação cultural com músicos regionais e outras atrações. Para o público infantil, o parque de diversões será uma boa opção de lazer.

Conteúdos relacionados