CNA estima queda de 0,75% no PIB do agronegócio no primeiro trimestre do ano
O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio recuou 0,22% em março, resultado que ampliou para 0,75% a queda no acumulado do primeiro trimestre de 2012, segundo estimativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) feita em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), da Escola Superior “Luiz de Queiroz” […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio recuou 0,22% em março, resultado que ampliou para 0,75% a queda no acumulado do primeiro trimestre de 2012, segundo estimativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) feita em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), da Escola Superior “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). O desempenho é oposto ao registrado em 2011, quando o PIB do agronegócio cresceu 0,77% no mês e 2,44% no trimestre.
De forma isolada, o PIB da agropecuária cresceu apenas 0,03% no acumulado de 2012. A agricultura registrou queda de 0,99% no trimestre e a pecuária acumulou crescimento de 1,41%. O desempenho das atividades agrícolas se explica, em especial, pelo menor patamar dos preços recebidos (taxa média de -2,95% em relação ao primeiro trimestre de 2011).
“Embora em menor percentual, a produção estimada para a safra atual também registrou queda no trimestre, com taxa média de -0,65%. Com isso, a retração média no faturamento das atividades é de 3,92%”, avaliou a Superintendência Técnica da CNA. O desempenho positivo da pecuária é resultado da alta de preços de alguns produtos.
No caso do leite, a elevação, em março, esteve atrelada à menor oferta do produto nas principais bacias leiteiras, o que aumentou a disputa de laticínios e cooperativas pela matéria-prima. A demanda interna por frango esteve aquecida no período, o que também influenciou o resultado da pecuária. O consumo interno também influenciou positivamente o desempenho da indústria de café, de acordo com a análise da CNA/CEPEA.
Entre as indústrias de processamento vegetal, o destaque foi a indústria de café, que, mesmo com preços e produção em desaceleração, acumulou a alta mais expressiva na comparação entre os trimestres: crescimento de 1,72%, no mês, e 5,67%, no trimestre.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Técnica de enfermagem procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.