Cinema de Horror exibe ‘Melancolia’ com entrada franca no Centro Cultural
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul exibe na quarta-feira (5), às 18h30, na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo o filme “Melancolia”. A exibição faz parte do projeto Cinema (d)e Horror, uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a FCMS. A entrada é […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul exibe na quarta-feira (5), às 18h30, na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo o filme “Melancolia”. A exibição faz parte do projeto Cinema (d)e Horror, uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a FCMS. A entrada é gratuita.
“Melancolia” (2011/França-Dinamarca-Suécia-Alemanha/130min14anos) é dirigido por Lars Von Trier e conta a história de um astro celeste nomeado Melancolia, que tem o planeta Terra em seu curso. Concomitantemente à observação constante dessa assustadora ameaça, que resultaria na destruição da Terra por completo caso a aproximação fosse grande demais, Justine (Kirsten Dunst) vive os conflitos inerentes à recuperação de um estado sombrio de sua vida, que se choca a uma alegria iminente fruto dos preparativos para seu casamento com Michael (Alexander Skarsgard).
Justine tem o auxílio de sua irmã, Claire (Charlotte Gainsbourg), que com seu marido John (Kiefer Sutherland) realiza uma festa suntuosa para a comemoração.
Delineado por uma fotografia cujo controle e consistência criam a ilusão de pinturas em movimento em alguns momentos, o filme de Von Trier trabalha no limiar entre o drama da condição humana desencadeado pela dúvida de Justine perante o casamento (que levará a dúvidas mais profundas sobre o sentido da existência, do trabalho, das relações familiares e da busca de uma certa estabilidade para a vida) e a abertura de possibilidades surrealistas advindas do flerte com a ficção científica, nesse caso apoiado nas narrativas de destruição de mundos.
O mediador dessa sessão será o Profº Msc Wellington Furtado Ramos, doutorando em Letras/USP e coordenador do Laboratório de Estudos do Horror e da Violência na Cultura da UFMS.
O Cinema d(e) Horror está em seu 5º ano, sendo administrado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, através da professora doutora Rosana Cristina Zanelatto Santos, Carol Sartomen, mestra em Estudos de Linguagem pela UFMS e Rodrigo Kruppa, acadêmico do curso de Letras da UFMS.
Geralmente tem duas exibições mensais e conta com a participação de graduandos e mestrandos da área de Letras da UFMS ou convidados especiais para as exibições e debates de filmes que tratam da categoria “Horror” no plano das artes, contando também com a participação da sociedade campo-grandense.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre as ruas Calógeras e a 14 de Julho.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Procura por material escolar já começou e papelarias de Campo Grande se preparam para ‘boom’ de janeiro
Papelarias de Campo Grande já estão com estoque pronto para ano letivo de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.