Ciclovia Indubrasil Vila Popular entra na fase final de implantação

Está em fase  final de implantação a ciclovia entre  o Distrito de Indubrasil e a Vila Popular. A pista já foi recapeada e nesta quarta-feira a Agência Municipal de Tranporte e Trânsito deve iniciar a sinalização e colocar os taxões. O prefeito Nelson Trad Filho espera entregar até dezembro uma malha cicloviaria de 100 quiômetros, […]

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Está em fase  final de implantação a ciclovia entre  o Distrito de Indubrasil e a Vila Popular. A pista já foi recapeada e nesta quarta-feira a Agência Municipal de Tranporte e Trânsito deve iniciar a sinalização e colocar os taxões. O prefeito Nelson Trad Filho espera entregar até dezembro uma malha cicloviaria de 100 quiômetros, quando há oito anos a cidade só dispunha de 14 quilômetros.

O aumento do investimento em abertura de novas pistas tem se refletido em aumento da segurança para os ciclistas e, também, para motoristas e pedestres. O uso da bicicleta como veículo de locomoção diária gera economia para aqueles que deixam o carro na garagem e redução na emissão de gases poluentes.

Para se ter uma ideia do que os números atuais representam, com cerca de 800 mil habitantes, São Paulo, com mais de 11 milhões de habitantes, possui apenas 45 quilômetros de pistas para ciclistas. A Prefeitura já contabiliza 14 ciclovias existentes que, juntas, somam 60,11 quilômetros. Três ciclovias estão em fase de execução e totalizam mais 12,60 quilômetros. Está em fase de projeto a ciclovia que cortará a avenida Afonso Pena (entre a Praça Newton Cavalcanti e o Shopping) com a aproximadamente 7,9 quilômetros e outra entre as saídas de Cuiabá e a de São Paulo..

Segundo o chefe de Manutenção de Vias da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Seintrha), engenheiro Sílvio Cesco, a ciclofaixa instalada na avenida Sólon Padilha, na saída para Aquidauana, tem  5,4 quilômetros.A obra da ciclofaixa que liga o Núcleo Industrial até a Vila Popular foi dividida em dois trechos. O primeiro vai da entrada da empresa Kepler Weber até a Vila Popular e o segundo do Núcleo até a entrada da Kepler. “O objetivo desta ciclofaixa é atender o grande volume de ciclistas que trabalham nas indústrias e também os moradores da região”, argumentou Cesco.

Confira a malha de ciclovias existentes, em construção e em fase de projeto na Capital.

Ciclovias já existentes:

– Orla I: 2,30 km – da avenida Júlio de Castilho até a rua Plutão;
– Avenida Coronel Antonino (saída para Cuiabá): 4,93 km – da avenida Rodoviária até a rotatória do anel rodoviário;
– Sóter: 4,44 km – da avenida Mato Grosso até o Parque Sóter;
– Avenida Dom Antônio Barbosa: 2,14 km – da avenida Tamandaré até a avenida Presidente Vargas;
– Avenida Afonso Pena: 5,68 km – da rua Alagoas até a entrada do Parque dos Poderes;
– Rua Petrópolis: 0,94 km – da rua Melvin Jones até a rua José Garcia Lopes Filho;
– Via Morena (avenida Fábio Zahran): 4,02 km – da rua 26 de Agosto até a rua Duartina;
– Segredo: 5,53 km – da rua Ovideo Serra até a rua Pintassilgo;
– Cabaça I: 1,35 km – da rua São Miguel até a rua Spipe Calarge * OBS: Cabaça II não tem ciclovia;
– Avenida dos Cafezais: 2,41 km – da avenida Gury marques até a rua Patrocínio;
– Via Morena: 4,50 km – da avenida Júlio de Castilho até a avenida Tiradentes;
– Imbirussu/Serradinho: 8,30 km – da avenida Duque de Caxias até a rua Dr. Euler de Azevedo;
– Lagoa: 11,37 km – da avenida Duque de Caxias até o anel rodoviário;
– Orla Morena II: 2,20 km – da rua Plutão até a rua Eça de Queiroz.

Total: 60,11 km

Obras em andamento:
– Orla Ferroviária: 0,90 km – da avenida Mato Grosso até a avenida Afonso Pena (em execução);
– Ciclovia saída para São Paulo: 6,30 Km (colocação capa asfaltica);
– avenida Sólon Padilha 5,4 km (recapeamanto, sinalização).

Total: 12,60 Km

 

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