Chávez felicita Hollande e espera que França retome a “senda da construção”

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, parabenizou o socialista François Hollande por seu triunfo sobre o conservador Nicolas Sarkozy no segundo turno das eleições presidenciais realizadas neste domingo na França. Em comunicado, o líder, que está em Cuba realizando tratamento contra um câncer, expressa sua esperança em que a França retome “a senda da construção […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, parabenizou o socialista François Hollande por seu triunfo sobre o conservador Nicolas Sarkozy no segundo turno das eleições presidenciais realizadas neste domingo na França.

Em comunicado, o líder, que está em Cuba realizando tratamento contra um câncer, expressa sua esperança em que a França retome “a senda da construção de um mundo multipolar”.

Chávez e seu governo, segundo a nota oficial, “reiteram sua vontade de aprofundar a cooperação com a República Francesa e, sobre a base do respeito mútuo, explorar espaços de troca inovadores que ajudem a colocar em outro nível as históricas relações de amizade entre os países”.

“A 31 anos da histórica vitória de François Mitterrand e no contexto de uma Europa assediada pela crise econômica, o povo francês reafirmou sua profunda vocação republicana, que antepõe a vontade política à fatalidade dos mercados, a sensibilidade social à receita financeira, a justiça e a solidariedade à exclusão”, acrescenta a nota.

“Nesta conjuntura histórica marcada pela crise estrutural do capitalismo”, o governo da Venezuela “formula votos para que neste novo período político, a França retome a senda da construção de um mundo multipolar, onde impere a paz, o respeito à soberania e a solidariedade entre as nações”, destaca o comunicado.

Horas antes, o candidato da oposição à presidência da Venezuela, Henrique Capriles, havia festejado o triunfo de Hollande, a quem chamou de “estimado amigo”.

O candidato, que dentro de cinco meses buscará impedir que Chávez ganhe seu terceiro período presidencial consecutivo, manifestou a Hollande suas “sinceras felicitações” e sua disposição em “trabalhar juntos”.

 

Conteúdos relacionados