Centro Especializado de Reabilitação inaugura com grande espera na Capital

A inauguração do CER (Centro Especializado de Reabilitação da APAE de Campo Grande) que aconteceu na manhã desta segunda-feira (16) vinha sendo esperada há muito tempo por pacientes que aguardam os serviços que serão oferecidos no local. Pessoas que sofreram algum tipo de trauma, lesão medular, seqüela de acidente vascular encefálico, amputações, traumatismo crânio encefálico […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A inauguração do CER (Centro Especializado de Reabilitação da APAE de Campo Grande) que aconteceu na manhã desta segunda-feira (16) vinha sendo esperada há muito tempo por pacientes que aguardam os serviços que serão oferecidos no local.

Pessoas que sofreram algum tipo de trauma, lesão medular, seqüela de acidente vascular encefálico, amputações, traumatismo crânio encefálico entre outros terão agora um local de referência no estado para tratamento adequado.

O auxiliar de estoque Gilberto Cardoso Junior, 28 anos, que ficou paralítico em 2003 após um acidente de moto era um dos que aguardava ansioso a abertura do CER. “Quando fiquei sabendo que iria ser aberto um CER aqui em Campo Grande fui atrás de mais informações”, diz.

O jovem lembra que logo que fico paralítico teve que reaprender a viver. “Tem que aprender tudo de novo, em todos os sentidos. É como uma criança novinha começando a dar os primeiros passos”.

Superado os primeiros anos, agora ele tem motivos para comemorar, já que os tratamentos que faz de fisioterapia, agora estão mais perto de casa e concentrado em apenas um lugar. “Não é fácil a gente ter que se locomover, eu tenho um carro adaptado, sou independente, mas e aquele que não tem?, questiona lembrando a dificuldade de tratamento adequado.

Maria Lucia Menezes Batista, 47 anos, dona de casa, disse estar muito contente com a inauguração do Centro. Mãe de uma jovem de 34 anos que ficou com paralisia cerebral após ter meningite quando tinha apenas um mês de idade, Maria Lucia diz que ter tudo que a filha precisa em um só local é muito bom. “Estou contente, tenho certeza que este centro vai ser muito bom para minha filha e para outros que assim como ela precisam de tratamento”.

A filha mais nova de Maria Lucia, Karoline Batista Salvaterra, 22 anos, assistente administrativa, comemora a inauguração do CER. “Tenho certeza que agora minha irmã vai ter melhoras. Antes não conseguíamos fazer quase nada, tratamento mesmo só quando ela estava internada. Agora reacende a esperança na nossa família”.

O CER

A APAE de Campo Grande/MS em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, e com a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está implantando e organizando a Rede de Assistência à Pessoa com Deficiência Física, o CER.

O Centro de Referência Estadual em Medicina Física e Reabilitação tem como objetivo garantir amplo serviço de assistência à saúde, minimizando as sequelas da deficiência, promovendo a reabilitação e reintegração social dessas pessoas, explica o coordenado do centro o médico Rodrigo Lucchesi Cordeiro.

Ele explica que a Rede de Reabilitação irá disponibilizar serviços especializados para atendimento de saúde, diagnóstico, avaliação e prestação de assistência em reabilitação para pessoas com deficiência física, dispondo de avaliação e tratamento, com uma equipe multidisciplinar para o desenvolvimento de atividades individuais ou em grupo.

A nova unidade da APAE conta com uma equipe de profissionais composta por médicos especializado em reabilitação, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, enfermeiro, nutricionista, técnicos em órtese e próteses e educador físico.

As patologias atendidas por estes profissionais consistem em sequelas de traumas, lesão medular, seqüela de acidente vascular encefálico, amputações, traumatismo crânio encefálico, doenças neuromusculares, paralisia cerebral, síndromes genéticas que comprometam o aparelho locomotor, mielomeningocele, malformações congênitas, paralisia infantil, neuropatias entre outros.

Serviço

O Centro Especializado de Reabilitação da APAE de Campo Grande fica na Rua Carlinda Tognini, 251, Vila Progresso.

(Editada às 15h13 para acréscimo de informações)

Conteúdos relacionados