Cantor Tinoco morre aos 91 anos em São Paulo

Morreu nesta sexta-feira (4) o cantor sertanejo José Perez, conhecido como Tinoco, da dupla Tonico e Tinoco. Aos 91 anos, ele teve uma insuficiência respiratória e parada cardíaca e morreu às 1h42, no hospital municipal Ignácio de Proença de Gouvêa, na Mooca, zona leste de São Paulo. Segundo o telejornal Bom Dia Brasil, o velório […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Morreu nesta sexta-feira (4) o cantor sertanejo José Perez, conhecido como Tinoco, da dupla Tonico e Tinoco. Aos 91 anos, ele teve uma insuficiência respiratória e parada cardíaca e morreu às 1h42, no hospital municipal Ignácio de Proença de Gouvêa, na Mooca, zona leste de São Paulo.

Segundo o telejornal Bom Dia Brasil, o velório do músico será realizado às 10h no Cemitério da Quarta Parada, no Belém, zona leste da capital. O enterro está programado para as 17h no Cemitério da Vila Alpina, também na zona leste.

Origens

Inicialmente um trio – sua primeira apresentação profissional foi em 15 de agosto de 1935, ao lado do primo Miguel -, a “Dupla Coração do Brasil” foi uma das primeira duplas sertanejas. Seus sucessos mais conhecidos incluem as músicas “Chalana”, “Tristeza do Jeca” e “Chico Mineiro”, entre outras.

Em 1943 os dois vieram para São Paulo, onde participaram de programas radiofônicos de calouros, sem sucesso. Do primeiro concurso que ganharam, com a música “Adeus, Campina da Serra” (R. Torres/ C. Pires), na Rádio Difusora, saiu o nome artístico Tonico e Tinoco.

O primeiro disco foi lançado em 1944, e os primeiros sucessos vieram pouco depois, com “Percorrendo o Meu Brasil”, “Cana Verde” e “Canoeiro”.

Em quase 50 anos de carreira, o conjunto da obra da dupla caipira é vasto: segundo o site AllMusic, foram lançadas mais de 1.400 canções, em mais de 80 discos. Ganhadores de dois prêmios Sharp, os irmãos venderam mais de 50 milhões de cópias de seus álbuns e participaram de seis filmes.

A dupla se desfez em 1994, com a morte de Tonico (João Salvador Pérez). Tinoco, seu irmão mais velho, ainda cumpriu contrato de shows e fez cerca de 30 apresentações sem o irmão. Posteriormente, seguiria carreira solo ao lado de seu filho, Tinoquinho.

Tonico e Tinoco tornaram-se uma das duplas sertanejas mais populares e tradicionais do Brasil, participando de seis filmes e fazendo shows no interior e em capitais com sucesso.

Conteúdos relacionados