Candidatura do Rio de Janeiro a Patrimônio da Humanidade é derrotada

A candidatura da cidade do Rio de Janeiro a Patrimônio Mundial da Humanidade, na categoria Paisagem Cultural, foi derrotada na 3ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que acontece em São Petersburgo, na Rússia. Xanadu (China), Bassari (Senegal) e a cidade […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A candidatura da cidade do Rio de Janeiro a Patrimônio Mundial da Humanidade, na categoria Paisagem Cultural, foi derrotada na 3ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que acontece em São Petersburgo, na Rússia.

Xanadu (China), Bassari (Senegal) e a cidade histórica de Grand-Bassan (Costa do Marfim) desbancaram o Rio de Janeiro e outras 24 cidades, e ficaram com o título. Pela primeira vez em 40 anos de história, o público e a mídia puderam assistir aos debates do Ccomitê por meio de transmissão ao vivo na internet.

A lista do Patrimônio Mundial, criada sob os termos da Convenção Concernente à Proteção do Patrimônio Cultural e Natural de 1972, inclui 936 propriedades que fazem parte do patrimônio cultural e natural, que o Comitê do Patrimônio Mundial considera de valor universal inestimável. Os sítios inscritos incluem 725 culturais, 183 naturais e 28 propriedades mistas em 153 Estados-parte.

 

Conteúdos relacionados