Campo Grande adere a Hora do Planeta

A Hora do Planeta é uma ação mundial criada pela WWF como forma de demonstrar a preocupação em relação ao aquecimento global

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Hora do Planeta é uma ação mundial criada pela WWF como forma de demonstrar a preocupação em relação ao aquecimento global

As luzes da Praça do Rádio Clube em Campo Grande foram apagadas às 20h30 deste sábado em Campo Grande durante 60 minutos por conta da Hora do Planeta, ação mundial criada pela ONG ambientalista WWF como forma de demonstrar preocupação sobre o problema do aquecimento global.

Mil cento e uma velas foram acesas na Praça do Rádio Clube, onde as pessoas fizeram rodas de canto e contemplava o céu estrelado.

Outros pontos da Capital como o Horto Florestal, Obelisco e Morada dos Baís também participaram do evento.

No ano passado, mais de um bilhão de pessoas em 4.616 cidades de 128 países apagaram as luzes. Em 2012, a expectativa é de que a mobilização seja ainda maior, com a ideia de chamar atenção para o consumo exagerado de energia e o consequente aquecimento global.

“É fundamental essas realizações, cada dia que passa Campo Grande parece que está mais quente”, disse o comerciante Thiago Almeida de 28 anos.

“Hoje em dia não tem mais como não nos preocuparmos com essa questão”, disse a autônoma Patrícia Oliveira.

Mesmo não sendo o consumo de energia, o principal foco, entrevistados concordam que a economia também é uma ação consciente em relação ao meio ambiente. “Junto todas as roupas e passo em um só dia da semana”, diz a guia de turismo nacional, Carmem Oliveira. “Se saio de um cômodo sempre apago as luzes”, comenta a analista de sistema Carla Coelho. “Eu sou o apagador de luzes em casa”, disse o cantor Paulo Simões que se apresentou na noite.

“Campo Grande é uma das 88 cidades do Brasil tem a preocupação com o consumo de energia e tem a atenção voltada para preservar a natureza”, disse o prefeito Nelson Trad Filho.

Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C.

Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais.

Conteúdos relacionados