Caminhada encerra Semana Antidrogas em Corumbá

Entidades civis, militares e estudantes se uniram na manhã deste sábado, 30 de junho, numa caminhada de alerta à população sobre o combate às drogas, um mal que assola milhões de pessoas. A passeata que teve início às 09h30, com saída do ginásio Poliesportivo, na rua Porto Carrero, reuniu crianças, adolescentes, adultos e percorreu o […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Entidades civis, militares e estudantes se uniram na manhã deste sábado, 30 de junho, numa caminhada de alerta à população sobre o combate às drogas, um mal que assola milhões de pessoas. A passeata que teve início às 09h30, com saída do ginásio Poliesportivo, na rua Porto Carrero, reuniu crianças, adolescentes, adultos e percorreu o Centro da cidade. A mobilização encerrou as atividades promovidas pelo Conselho Municipal Antidrogas de Corumbá, que foi reativado e vem promovendo diversas atividades de conscientização, prevenção e tratamento.

“Os resultados das atividades realizadas esta semana foram muito positivos. Foram palestras e capacitação a servidores que trabalham diretamente com os pacientes que estão de reabilitando. Uma das principais atividades de interação foi realizada na ACLAUD com os pacientes do CAPs ad, foi um momento bem proveitoso. Esta caminhada contando com a participação de estudantes, entidades voluntariadas, igrejas, mostra a preocupação de todos com o mal causado pelas drogas lícitas e ilícitas”, apontou ao Diário Liliane Pinho Almeida, presidente do Conselho Municipal Antidrogas de Corumbá (COMAD).

Com faixas em punho, estudantes traziam o alerta: “Prevenção ao uso de drogas é compromisso de todos!”, tema da Semana Nacional de Combate às drogas. A passeata contou com a participação de representantes do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), desenvolvido pela Polícia Militar; Igreja Peniel, Pastoral da Sobriedade; Aclaud (Associação de Pais e Amigos de Prevenção e Assistência aos Usuários de Drogas de Corumbá e Ladário); Amor Exigente, Ministério de Monte Sião; Igreja Cevin, CAPS ad(Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas e da Escola Municipal Professor Djalma de Sampaio Brasil.

“A escola Djalma Sampaio fica localizada no bairro Aeroporto e sabemos que essa área, é de risco quando falamos em drogas. Por isso, são desenvolvidos na escola diversos projetos que ressaltam tanto a questão educacional quanto social. A prevenção às drogas é um trabalho desenvolvido com empenho na escola, pois nossa comunidade está exposta a esse perigo. A participação de nossos alunos nessa manifestação é fundamental, pois reflete o trabalho desenvolvido com toda a comunidade do bairro Aeroporto”, disse Luciene Magalhães Baracat, diretora da escola Professor Djalma Sampaio Brasil.

A estudante Monique Alessandra Padilha Ibanhez, 12 anos, lembrou a importância da população se conscientizar que “droga é a destruição da sociedade”. “Na escola, realizamos vários trabalhos que visam alertar a população que as drogas estão destruindo a sociedade, por isso, fizemos questão de comparecer nessa passeata para alertar a toda a população”, frisou.

14ª Semana Nacional sobre Drogas

A Semana Nacional Antidrogas tinha como objetivo principal alertar que a prevenção e o combate às drogas são situações compartilhadas, que cada cidadão precisa fazer o seu papel. Não é apenas uma questão de governo, de entidades filantrópicas. A prevenção é uma questão dos setores de educação, de segurança, da cultura e de todos os órgãos governamentais ou não, que podem contribuir de forma direta ou indireta.

Durante a semana, a intenção foi mobilizar os diversos segmentos da sociedade e estimular o diálogo, seja entre as instituições públicas, na imprensa até chegar aos lares e às escolas.

 

Conteúdos relacionados