Brasileiros acreditam que 2012 será melhor que ano passado
A maior parte dos brasileiros está otimista em relação a este ano que se inicia. De acordo com pesquisa do Ibope Inteligência, em parceria com a WIN (Worldwide Independent Network of Market Research), para 74% dos entrevistados, 2012 será melhor do que 2011. Segundo o Ibope Inteligência, em 30 anos, a proporção de otimistas praticamente […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A maior parte dos brasileiros está otimista em relação a este ano que se inicia. De acordo com pesquisa do Ibope Inteligência, em parceria com a WIN (Worldwide Independent Network of Market Research), para 74% dos entrevistados, 2012 será melhor do que 2011.
Segundo o Ibope Inteligência, em 30 anos, a proporção de otimistas praticamente dobrou no País. Em 1980, apenas 38% deram a mesma resposta.
Ainda de acordo com o levantamento, mais da metade (60%) dos brasileiros acreditam que 2012 será um ano de prosperidade econômica.
Regiões e idade
As regiões Norte e Centro-Oeste, que registraram vigoroso crescimento nos últimos anos, também mostraram o maior índice de otimismo em relação à prosperidade econômica. Para a maioria dos moradores (75%), 2012 será marcado por prosperidade.
Por outro lado, a região onde se observa o índice mais baixo é o Sudeste, com apenas 57% dos entrevistados acreditando em crescimento.
Por idade, os jovens da faixa de 16 a 24 anos se mostraram mais otimistas em relação à prosperidade econômica do País neste ano (67%). Os mais velhos, acima de 50 anos, são os menos otimistas (53%).
Mundo
Em relação ao sentimento global sobre a economia em 2012, o levantamento mostra um empate: 32% acreditam que este ano será de prosperidade econômica, enquanto 33% preveem um período de dificuldade.
Por região, a África é o continente mais otimista com a economia (68%), seguida da América Latina (54%). Os menos otimistas são os países do oeste (7%) e do leste (14%) da Europa.
Satisfação pessoal
A pesquisa também questionou os entrevistados sobre as suas próprias vidas. A resposta mostrou que a maioria (76%) está satisfeita, bem acima da média global, de 53%.
Os moradores da região Sul são os mais satisfeitos, com 81%, seguidos dos habitantes do Sudeste (76%), Nordeste e Norte/Centro-Oeste (ambos com 75%). “Nota-se que, quanto maior o município, menor o índice de felicidade”, afirma a diretora executiva de marketing e novos negócios do Ibope Inteligência, Laure Castelnau.
Ela também ressalta que, quanto mais elevada a classe social, maior o índice de satisfação pessoal: 81% nas classes A/B, 76% na classe C e 71% nas classes D/E.
No ranking global, os habitantes de Fiji e da Nigéria se mostraram mais satisfeitos – 89% dos habitantes disseram que estão felizes com suas vidas. O Brasil aparece na sexta colocação, atrás ainda de Gana, Holanda e Suíça.
Já os cidadãos de Romênia e Egito são os mais infelizes, com índices de 39% e 36%, respectivamente. Por continente, os países africanos são os mais felizes (77%), seguidos dos da América Latina (74%). O mundo árabe (28%) e a América do Norte (20%) são os mais infelizes.
Pesquisa
A pesquisa foi realizada em 58 países, com 52.913 entrevistados. O objetivo do estudo é, segundo os autores, medir a expectativa da população mundial para o ano que se inicia.
No Brasil, foram ouvidas 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 142 municípios, entre 8 e 12 de dezembro de 2011.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Técnica de enfermagem procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.