Brasil x Inglaterra pode ser jogo de reabertura do Maracanã

A reabertura do Maracanã no ano que vem pode ser realizada com um amistoso entre Brasil e Inglaterra, disseram fontes nesta quinta-feira. Há uma preocupação das autoridades do Rio de Janeiro com eventuais problemas de violência entre torcedores de times locais rivais, que manchariam a reabertura do estádio, e por isso a preferência é por […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A reabertura do Maracanã no ano que vem pode ser realizada com um amistoso entre Brasil e Inglaterra, disseram fontes nesta quinta-feira.

Há uma preocupação das autoridades do Rio de Janeiro com eventuais problemas de violência entre torcedores de times locais rivais, que manchariam a reabertura do estádio, e por isso a preferência é por um jogo da seleção brasileira contra um adversário tradicional, de acordo com uma fonte do governo do Rio, que pediu anonimato.

O assunto Brasil x Inglaterra vem sendo trabalhado por várias partes interessadas, como o governo do Estado, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e patrocinadores da seleção brasileira, segundo as fontes ouvidas pela Reuters.

A arena está passando por uma reforma completa para a Copa do Mundo de 2014 e a previsão de conclusão é fevereiro de 2013, a tempo para a Copa das Confederações, que será realizada em junho do ano que vem.

“A ideia que vigora no momento é trazer um grande evento e evitar um clássico entre clubes locais que poderia manchar a reabertura com um eventual briga ou confusão entre torcidas rivais”, disse a fonte do governo do Rio à Reuters.

“O que se quer é um clássico entre Inglaterra e Brasil”, acrescentou.

Seleção no Maracanã

O assunto começou a ser discutido este ano e ganhou força durante a passagem do governador do Rio, Sérgio Cabral, e do prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, por Londres por ocasião dos Jogos Olímpicos.

A secretária de Esportes do Estado, Márcia Lins, está na Inglaterra acompanhando as Paralimpíadas e também trabalha na negociação para o possível amistoso.

O amistoso seria uma forma de levar a seleção brasileira ao novo Maracanã, já que o Brasil só jogará no estádio mais famoso do Brasil no Mundial e na Copa das Confederações se chegar à final das duas competições.

O vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, indiciou que o estádio pode receber alguns amistosos de expressão nos próximos dois anos.

“Se pudesse fazer amistosos antes, seria muito bom”, disse.

No ano que vem, antes da Copa das Confederações, há três datas Fifa para amistosos das seleções. Segundo uma fonte da CBF, o Brasil jogará numa delas em Wembley contra os ingleses e, como retribuição, os ingleses poderiam jogar na abertura do Maracanã.

“Existe essa possibilidade sim de jogar com a Inglaterra no Maracanã e depende da finalização da obra, que tem que bater com o calendário da Fifa”, disse a fonte da CBF.

O estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, que também está em obras para a Copa do Mundo, já anunciou que deseja realizar o jogo de reabertura no ano que vem com uma partida entre Brasil e Inglaterra.

Conteúdos relacionados