Bovespa perde quase 2% na semana e dólar vai a R$ 2,048

A Bovespa fechou em queda nesta sexta-feira (1º), embora menos intensa que a registrada nos mercados internacionais, com uma série de indicadores fracos sobre atividade econômica na zona do euro, China e Estados Unidos. Além disso, o resultado pior que o esperado da economia brasileira deixou os investidores com um forte sentimento de aversão ao […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Bovespa fechou em queda nesta sexta-feira (1º), embora menos intensa que a registrada nos mercados internacionais, com uma série de indicadores fracos sobre atividade econômica na zona do euro, China e Estados Unidos. Além disso, o resultado pior que o esperado da economia brasileira deixou os investidores com um forte sentimento de aversão ao risco no pregão.

O Ibovespa teve baixa de 2% no pregão, a 53.402,90 pontos. No acumulado da semana, a perda foi de 1,95%.

Em maio, a Bovespa registrou prejuízo de quase 12% e amargou seu pior desempenho mensal desde outubro de 2008. O agravamento da crise na zona do euro, com a possível saída da Grécia do bloco e os riscos de contágio para a região, trouxe pânico aos mercados financeiros e atingiu em cheio o principal índice da Bolsa brasileira.

A cotação do dólar comercial  teve alta pela terceira sessão seguida. A moeda norte-americana fechou com valorização de 1,5%, cotada a R$ 2,048. Na semana, o avanço foi de 2,67%.

O Banco Central (BC) não atuou nesta semana, após ter intensificado sua participação no mercado na semana anterior, por meio de leilões de swap cambial tradicional, que equivalem à compra de dólares no mercado futuro.

Em maio, o dólar teve seu terceiro mês seguido de valorização sobre o real. Entre março e maio, a moeda norte-americana registrou valorização de 17,33%. 

 

Conteúdos relacionados