Assentamento quer se tornar o 80º município de Mato Grosso do Sul
O Itamarati foi criado em 2002. De lá para cá cresce em produção agrícola, população e também em núcleo urbano que comporta estrutura de uma pequena cidade.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Itamarati foi criado em 2002. De lá para cá cresce em produção agrícola, população e também em núcleo urbano que comporta estrutura de uma pequena cidade.
O Assentamento Itamarati, localizado na cidade de Ponta Porã, pode ser o 80º município de Mato Grosso do Sul. Essa, pelo menos, é a intenção dos moradores que somam mais de 15 mil e já encampam um movimento pró-crescimento e político como aconteceu com a Gleba Novo Horizonte do Sul, formada por lotes cedidos pelo Incra, que posteriormente por sua importância sócio-econômica foi emancipada município em abril de 1992.
Embora os moradores acreditem no potencial do assentamento para ser município, isso depende de alguns trâmites. Primeiro é preciso que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) dê a titularidade (escritura) das terras para os assentados. Depois a cidade de Ponta Porã tem que aceita-lo, já que na condição de assentamento as terras são de fato da União. O próximo passo é aprovação na Assembléia Legislativa para elevá-lo a categoria de município.
De acordo com levantamento do Incra, são 15.867 moradores e um núcleo urbano de 80 hectares. Lá, a dedicação maior é na produção de cereais, especialmente soja, milho e feijão, que 2011/2012 foi fechada com 72.900.000 quilos desses produtos.
Fazendo contas da produção, conforme o Incra, Itamarati seria o 38º município, entre os 79 existentes. É importante salientar que a população do assentamento é superior, por exemplo, aos mais recentes municípios criados: Figueirão (2.936 habitantes) e Paraíso das Águas (5.200 moradores).
O núcleo urbano do assentamento, que fica a quase 50 km da sede de Ponta Porã , são130 edificações destinadas ao comércio onde pode-se encontrar de tudo: farmácias, supermercados, lanchonetes, padarias, escritórios de contabilidade, hotéis, lojas de materiais de construção, clinica dentária, ótica, escritório de advocacia, lan-house, loja de móveis, veterinárias, oficinas mecânicas para carros, motos e tratores, restaurantes, igrejas, loja de confecções, autopeças, Correio, escolas de informática, distribuidora de gás, serralheria, salão de beleza, clube de recreação, jornal semanário.
A Escola Estadual Nova Itamarati estão matriculados 1.820 alunos este ano. É o maior número de alunos matriculados nua escola pública no estado. No assentamento ainda há outras quatro escolas públicas, sendo três estaduais e duas municipais, totalizando 3.500 alunos. A saúde pública conta com quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além da rotina normal, as UBS realizam atendimentos especializados, entre os quais visitas domiciliares a acamados, idosos e monitoramento de hipertensos e diabéticos.
Inaugurado em 2002, o assentamento foi instalado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na fazenda de Olacyr de Moraes, que na década de 80 recebeu o título de rei da soja, por ser o maior produtor individual do grão no mundo. (Com informações do Incra).
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.