Arte de MS está no 5º Salão Internacional do Artesanato
A Fundação de Cultura do Governo de Mato Grosso do Sul leva o artesanato sul-mato-grossense ao 5º Salão Internacional do Artesanato, que acontece de 31 de outubro a 4 de novembro na ExpoBrasília, no Pavilhão do Parque da Cidade, no Distrito Federal. As peças de Mato Grosso do Sul estarão em estande próprio, mostrando a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Fundação de Cultura do Governo de Mato Grosso do Sul leva o artesanato sul-mato-grossense ao 5º Salão Internacional do Artesanato, que acontece de 31 de outubro a 4 de novembro na ExpoBrasília, no Pavilhão do Parque da Cidade, no Distrito Federal. As peças de Mato Grosso do Sul estarão em estande próprio, mostrando a nossa riqueza e diversidade artística.
O artesanato estadual irá participar da feira com apoio das entidades do setor artesanal: Proart, Artems, Fenarte, Sinart, Uneart e Incubadora Zé Pereira. Ao todo participarão do Salão Internacional do Artesanato 150 expositores, de 40 cidades brasileiras e 15 países.
Cerca de 90 mil pessoas são esperadas durante cinco dias – 10 mil a mais do que no ano passado. Além da exposição e venda de produtos artesanais o evento contará com oficinas de artesanato, aulas de gastronomia e apresentações de artistas regionais.
“O governo do Estado tem procurado sempre divulgar e favorecer a comercialização dos produtos artesanais de Mato Grosso do Sul em eventos locais e nacionais, na certeza de que assim está incrementando as ações pró-artesanato e fortalecendo essa atividade no Estado”, explica Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura.
O evento traduz a importância cultural do artesanato para a preservação das raízes históricas dos povos, incentivando a constante venda de produtos artesanais, gerando emprego e renda para diversas famílias. Artesanato sul-mato-grossense Aqueles que representam diversidade cultural e criativa do povo brasileiro, os artesãos, têm recebido uma atenção especial do Estado.
Com o incentivo da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o artesanato sul-mato-grossense é presença marcante no mercado nacional e a visibilidade de seus produtos artesanais é alcançada principalmente pela participação em feiras estaduais e nacionais.
Além disso, a Fundação de Cultura vem multiplicando os núcleos de produção do Estado por meio do projeto Artesania, que leva oficinas de diversos ramos do fazer artesanal para comunidades do interior do Estado, aproveitando sempre as potencialidades de matéria-prima de cada local. Ele visa resgatar também os ofícios tradicionais transformando-os numa possibilidade econômica de geração de trabalho e renda nas comunidades.
Entre as oficinas realizadas figuram as que utilizam a palha de milho e de bananeira, frutas típicas para a produção de doces em compotas e cristalizados, fibra de taboa, tecidos, crochê e bordado com motivos pantaneiros, modelagem em cerâmica, madeira, osso, bambu, cabaça, entre outras.
Os artesãos recebem ainda capacitações para gestão dos produtos como formação de preços, a elaboração da identidade visual, criação de embalagem, logomarca, rótulos e material de divulgação, para agregar valor na comercialização dos produtos e atender as exigências do mercado consumidor.
Serviço
A Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 – 5º Andar. Outras informações nos telefones 3316-9107 e 3316-9333.
Notícias mais lidas agora
- Candidatos reclamam de prejuízos após concurso considerado irregular ser suspenso em MS
- ‘Parte de mim também morreu’: A 5 dias de júri por morte de Sophia, pai fala sobre a dor da ausência da menina
- Justiça marca audiência em ação que aponta fraude em contratação 3 vezes mais cara feita por Reinaldo
- Operação mira grupo liderado por ‘Sapo’, um dia após transferência para Presídio Federal de MS
Últimas Notícias
Acusado de matar Ramão a pauladas em Coxim ainda não tem data para ser julgado
No próximo dia 12, completa um ano da morte de Ramão da Silva Alves
Morre aos 93 anos o físico Rogério Cerqueira Leite
Rogério foi um dos maiores nomes da ciência no Brasil
Rebeca Andrade e Beatriz Souza concorrem a melhor do ano no Prêmio Brasil Olímpico
Dona de seis medalhas olímpicas, Rebeca busca o tetra no Troféu Rei Pelé
Rajadas de vento de 80 km/h deixam assentamento de Jaraguari sem energia
Concessionária diz que atua na região desde sexta-feira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.