Após libertação de jornalista francês, EUA pedem rendição das Farc
Os Estados Unidos pediram nesta sexta-feira que as Farc se rendam e deixem se promover a violência, em um discurso sobre a libertação do jornalista francês Roméo Langlois, que passou 33 dias nas mãos da guerrilha colombiana.Na primeira reação do Governo americano sobre a libertação de Langlois, na quarta-feira passada, o porta-voz do Departamento de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os Estados Unidos pediram nesta sexta-feira que as Farc se rendam e deixem se promover a violência, em um discurso sobre a libertação do jornalista francês Roméo Langlois, que passou 33 dias nas mãos da guerrilha colombiana.
Na primeira reação do Governo americano sobre a libertação de Langlois, na quarta-feira passada, o porta-voz do Departamento de Estado, Mike Hammer, destacou hoje que os Estados Unidos querem seguir cooperando com a Colômbia da mesma forma como tem feito até agora para combater as Farc.
“Que se rendam e vejam que o uso da violência não é apropriado”, disse Hammer sobre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) em entrevista coletiva.
O porta-voz evitou opinar sobre a mensagem das Farc entregue por Langlois ao presidente da França, François Hollande, nesta sexta em Paris. O governante adiantou que não pretende “interferir na política da Colômbia”.
Antes de ser recebido por Hollande nesta sexta, Langlois tinha afirmado que “é necessária a participação de outros países, sobretudo da Europa, como a França no conflito colombiano”. Sobre o assunto, Hammer destacou que “é um tema intimamente colombiano”.
“Os Estados Unidos estão apoiando o país desde o Governo de (Andrés) Pastrana com o Plano Colômbia, depois o de (Álvaro) Uribe e agora o de Juan Manuel Santos”, lembrou. O porta-voz ainda destacou o progresso experimentado pela Colômbia nos últimos anos.
Langlois, correspondente do canal “France 24” e do jornal “Le Figaro”, foi libertado em 30 de maio no sul da Colômbia, 33 dias depois de ter sido capturado pela guerrilha em meio a um combate com policiais e militares, acompanhado por jornalistas.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.