Apagão causado por curto-circuito é inadmissível, diz especialista
O apagão que atingiu 11 Estados na madrugada desta sexta-feira (26), nas regiões Norte e Nordeste do país, foi causada, segundo a ONS, por um curto-circuito na linha de transmissão Colinas-Imperatriz, no Tocantins. Para o professor Luiz Pinguelli Rosa, engenheiro da Coppe, instituto de pós-graduação em engenharia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O apagão que atingiu 11 Estados na madrugada desta sexta-feira (26), nas regiões Norte e Nordeste do país, foi causada, segundo a ONS, por um curto-circuito na linha de transmissão Colinas-Imperatriz, no Tocantins. Para o professor Luiz Pinguelli Rosa, engenheiro da Coppe, instituto de pós-graduação em engenharia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), é inadmissível que isso ocorra numa subestação “crucial para o funcionamento do sistema elétrico do país”.
“É um ponto de ligação, subdivide linhas de transmissão que seguem para o Norte, Nordeste e Sudeste. É um nó, um ponto muito delicado”, explica Pinguelli, que acrescenta: “uma vez acontecendo [a falha], não pode se expandir dessa maneira”.
No Brasil, as redes de transmissão que fornecem energia para todas as regiões são interligadas. Quando há algum problema de transmissão, um sistema de isolamento é acionado, “desligando” a energia de algumas regiões para evitar que uma desestabilização geral afete todo o sistema.
Pinguelli diz que, essa estratégia de ilhamento, que consiste em “desligar para isolar”, em geral é bem feita. “Mas dessa vez não funcionou. O isolamento deve ocorrer em pequenas regiões. O apagão se expandiu para Estados inteiros”, completa o engenheiro.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Projeto de Lei quer proibir acorrentamento de cães e gatos em todo o Estado
De acordo com o texto, o uso de correntes ou o confinamento só será permitido em condições que respeitem as necessidades básicas dos animais
Domingo tem feiras culturais, brechós e show gratuito em Campo Grande
Confira a programação deste domingo
Sacada de madeira cede e engenheiro morre após cair de prédio no Rio Grande do Sul
Vítima caiu em estrutura de ferro
Precisa de médico? Confira a escala plantonista de unidades de saúde de Campo Grande
Mais de 60 profissionais atuam em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.