APAE de Campo Grande amplia atividades e inaugura ambientes
A APAE de Campo Grande, Mato Grosso do Sul trabalha há 45 anos oferecendo educação, cultura, apoio médico, preventivo, assistencial e reabilitador às pessoas com deficiência mental, física ou associada, atendendo com carinho e cuidado toda a comunidade sul-mato-grossense. Ainda em desenvolvimento, trabalha acompanhando a evolução, tanto no atendimento de seus alunos e pacientes …
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A APAE de Campo Grande, Mato Grosso do Sul trabalha há 45 anos oferecendo educação, cultura, apoio médico, preventivo, assistencial e reabilitador às pessoas com deficiência mental, física ou associada, atendendo com carinho e cuidado toda a comunidade sul-mato-grossense. Ainda em desenvolvimento, trabalha acompanhando a evolução, tanto no atendimento de seus alunos e pacientes como na estrutura física de suas unidades. Dessa forma, com trabalho e dedicação é que a APAE de Campo Grande inaugura no dia 09 de novembro às 19 horas três importantes espaços para o desenvolvimento dos alunos do Centro de Educação Especial Girassol (CEDEG APAE).
Um dos ambientes denominado como Espaço de Formação Ocupacional atende os alunos a partir dos 14 anos de idade, visando prepará-los para a rotina da vida diária com perspectiva de inserção no mundo do trabalho, levando em consideração as possibilidades individuais. De acordo com a coordenadora da Educação Profissional do CEDEG APAE Sandra Rosani Martins Alcantara esta preparação inclui algumas habilidades básicas específicas e complementares como comunicação e expressão, matemática, história, geografia e ciências, além de atividades da vida diária. Dentre as atividades específicas estão agricultura natural, papel reciclado, cozinha pedagógica e instituto de beleza. Nas atividades complementares os alunos têm aulas de dança, teatro, educação física, treinamento desportivo, natação e informática.
Sandra enfatiza que os trabalhos são feitos com conteúdos pedagógicos básicos que o ‘Mundo do Trabalho’ exija que se tenha, além de ser feito avaliação contínua entre coordenação pedagógica, psicologia, agente de inserção, família e aluno. Sandra Alcantara explica que dessa maneira, quando o aluno atinge o amadurecimento básico para enfrentar o trabalho, o mesmo pode ser inserido no estágio supervisionado remunerado. “No decorrer do processo é realizado acompanhamento e orientação sistemática para o empregador, o aluno e a família”, esclarece.
A Oficina de Agricultura Natural é outra atividade já realizada na escola da APAE, mas que será inaugurada também no próximo dia 09. Sob a capacitação da Fundação Mokiti Okata, nesta oficina são trabalhadas habilidades específicas como a teoria e prática no campo. A coordenadora Sandra explica que a Horta Natural é um laboratório onde capacita os alunos, seus familiares e também as APAE’s do interior do estado. Os alunos têm a oportunidade de plantar, cultivar, colher e consumir hortaliças diversas como alface, repolho, cheiro-verde, couve, plantas medicinais, cenoura, beterraba, tomate, pepino. Além do pomar onde cultivam banana, tangerina, limão, abacate, pitanga, entre outras frutas.
Em meio às plantações da horta natural foi construído outros dois espaços não menos importantes: a Trilha Sensorial e o Quiosque. No primeiro são realizadas atividades com alunos de baixa visão e cadeirantes de qualquer faixa etária. Onde são desenvolvidas questões sociais, afetivas e terapêuticas. O Quiosque é um espaço criado para aproximar os alunos da natureza, realizando atividades extraclasse, este local é aproveitado para os ensaios da banda, treino de Muay Thai e até festas de aniversário. A coordenadora da Educação Profissional lembra que todo trabalho realizado nestes ambientes são pedagógicos e educacionais.
A inauguração destes espaços será realizada no dia 09 de novembro às 19 horas no CEDEG APAE, localizado na Av. Joana D’arc, 1450, Bairro Santa Branca.
Sobre a APAE de Campo Grande
É mantenedora do Centro de Educação Especial Girassol (CEDEG – Escola da APAE), onde possui mais de 400 alunos matriculados. O atendimento da escola é gratuito, oferecendo Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Profissional, Programa Pedagógico Específico e Atendimento Educacional Especializado, na modalidade de Educação Especial. Além dos programas educacionais, a escola da APAE oferece aos seus alunos e familiares alimentação orientada por nutricionista, transporte e material escolar.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Técnica de enfermagem procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.