Anvisa recebe reclamações de próteses de silicone holandesas
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou na segunda-feira que recebeu reclamações sobre as próteses mamárias de silicone fabricadas com material irregular da marca holandesa Rofil. Técnicos da agência estão analisando a documentação da prótese no país. A Anvisa deve dar mais detalhes sobre o implante nesta terça-feira. De acordo com a Sociedade Internacional…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou na segunda-feira que recebeu reclamações sobre as próteses mamárias de silicone fabricadas com material irregular da marca holandesa Rofil. Técnicos da agência estão analisando a documentação da prótese no país. A Anvisa deve dar mais detalhes sobre o implante nesta terça-feira.
De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), tanto a marca holandesa Rofil quanto a francesa PIP utilizaram silicone industrial no preenchimento dos implantes – fato que aumenta as chances de ruptura do material mais cedo que o previsto.
Na Holanda, as vendas do silicone da Rofil foram banidas há dois anos e as autoridades locais ainda estão investigando a empresa. No Brasil, elas são conhecidas como “M-Implants” e são comercializadas pela Pharmedic Pharmaceuticals Importação.
Fiscalização – Depois de virem à tona os problemas envolvendo a prótese francesa PIP, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve tornar mais rígida a fiscalização de implantes mamários de silicone. A proposta é fazer testes com lotes do produto antes da liberação no mercado, a exemplo do que já é feito com camisinhas, seringas e luvas descartáveis.
A mudança começou a ser analisada em 2010, quando a prótese mamária teve sua venda suspensa no Brasil, mas ganha ritmo agora, com o cancelamento do registro do produto. O gerente da Anvisa, Joselito Pedrosa, afirma que a equipe técnica deverá em breve apresentar a proposta de mudança de regras para diretoria da agência.
A mudança se encaixa na reivindicação que Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica deverá fazer à Anvisa. A entidade quer que a agência aperte a fiscalização e faça periodicamente testes no material, para evitar fraudes como a que ocorreu com o implante francês, fabricado com um silicone que não está registrado para uso médico.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.