Aluna da Reme participa da etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa
Ela tem apenas 12 anos e cursa o 8° ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Danda Nunes. A aluna Karolyne Tammy Akiyoshi foi a escolhida para representar Campo Grande na etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. A competição acontece a cada dois anos e premia as melhores criações textuais […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ela tem apenas 12 anos e cursa o 8° ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Danda Nunes. A aluna Karolyne Tammy Akiyoshi foi a escolhida para representar Campo Grande na etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. A competição acontece a cada dois anos e premia as melhores criações textuais de alunos de escolas públicas de todo o país.
A estudante espera agora pela decisão da comissão julgadora estadual, que tem até o dia 17 de outubro para analisar os textos produzidos. A próxima etapa, a fase regional, tem início no dia 7 novembro e os vencedores de cada categoria serão conhecidos no dia 10 de dezembro.
Karolyne participa da competição sob a orientação da professora Valdinéia Marcondes Vieira. Como determina o regulamento, o texto escrito pela aluna concorre na categoria Memórias. Com a categoria definida, a participante precisou escolher quem seria o grande personagem dessa história “Para escrever suas histórias, os alunos tiveram que parar e ouvir o que os adultos têm para contar sobre coisas de outrora: como eram a relação com os pais, as brincadeiras infantis, os brinquedos, os namoros, os casamentos, os almoços em família e outras coisas que eles agora vivem de maneira diferente ou que se perderam com o tempo”, explica a professora.
Karolyne não precisou ir longe para encontrar alguém que pudesse abrir seu baú de memórias. Sua fonte foi o porteiro da própria escola, Clevis da Rocha, de 61 anos. “Pude conhecer os costumes das crianças tão diferentes dos meus, o mais difícil foi escrever sobre os fatos daqueles tempos, mostrando muita emoção. Lemos vários textos e com isto pegamos o jeito”, conta a menina.
A preparação para a Olimpíada foi feita com base nas oficinas idealizadas pelo MEC (Ministério da Educação) e reforçadas pela professora, que levou aos alunos textos de autores como Fernando Sabino, Tatiana Berlinky, Clarice Lispector e Machado de Assis. Nas oficinas, os alunos trabalharam a produção de textos, apoiados pela análise e interpretação da obra dos grandes autores. A escola também participou da etapa municipal com alunos matriculados no 9º ano, que produziram crônicas, baseadas em notícias de jornal e textos informativos sobre Campo Grande.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.