Ação no STF pode abrir brecha para novos concorrentes nesta eleição
Uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pode permitir que candidatos que tiveram os registros de candidaturas negados recorram à Justiça para tentar novamente o registro. A ação proposta pelo Partido Social Democrático (PSD) pretende abrir a possibilidade de candidatos concorrerem ainda nesta eleição. Pela Constituição Federal, quem pretende concorrer a um cargo eletivo deve […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pode permitir que candidatos que tiveram os registros de candidaturas negados recorram à Justiça para tentar novamente o registro. A ação proposta pelo Partido Social Democrático (PSD) pretende abrir a possibilidade de candidatos concorrerem ainda nesta eleição.
Pela Constituição Federal, quem pretende concorrer a um cargo eletivo deve preencher requisitos que vão desde um período mínimo de residência na cidade pela qual vai se candidatar até tempo de filiação ao partido. Contudo, se o candidato não atender a alguns destes critérios, considerados positivos ou de elegibilidade, ele terá seu registro negado e não poderá sair candidato.
Por outro lado, se o candidato não conseguir seu registro por critérios negativos ou de inelegibilidade, como por exemplo, contas de gestão rejeitadas, ele poderá recorrer à Justiça para obter autorização para concorrer. A ação do PSD pretende que a lei eleitoral não faça mais a distinção entre os critérios mínimos para registro de candidatura, permitindo que quem não preencha os requisitos positivos também possa recorrer e obter seu registro, mesmo após o prazo, como acontece com os inelegíveis.
A ação, com pedido de urgência, está com o ministro Celso de Mello e pode julgada apenas por ele ou ser levada à plenário, quando todos os ministros decidem juntos sobre o caso. Caso, seja aprovada, não terá repercussão automática sobre os registros indeferidos, mas permitirá que eles recorram e pleiteiem novamente seu registro.
Atualmente, os critério positivos, aqueles que o candidatos devem comprovar até o dia 5 de julho, não podem ultrapassar esse prazo. Contudo, os critérios de inelegibilidade permitem aos candidatos recursos judiciais que liberam os registros.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.