Texto que proíbe coligações proporcionais é aprovado pelo CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado confirmou a aprovação, nesta quarta-feira (5) a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que proíbe as coligações partidárias nas eleições proporcionais, onde são eleitos vereadores e deputados estaduais e federais. O texto foi para segunda votação na comissão, após receber emendas no plenário. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado confirmou a aprovação, nesta quarta-feira (5) a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que proíbe as coligações partidárias nas eleições proporcionais, onde são eleitos vereadores e deputados estaduais e federais.

O texto foi para segunda votação na comissão, após receber emendas no plenário. Pela proposta, apenas nas eleições majoritárias, para presidente, governador, prefeito e senador serão permitidas coligações. A Proposta não contempla a obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital e municipal.

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO), relator da proposta, acredita que o fim da coligação fortalece partidos políticos. “Isso acaba com esse negócio de alguém se encostar numa coligação para se eleger”.

Na última eleição, o caso do deputado federal Tiririca (PR-SP) chamou atenção. Eleito com votos de 1,35 milhão de eleitores, ele ajudou a eleger mais três deputados, que ficariam de fora se não fosse a coligação.

(com informações do site diarionline)

 

Conteúdos relacionados