Terremoto de magnitude 6,9 atinge sul do Peru, sem registro de danos
Um terremoto de magnitude 6,9 abalou o sul do Peru nesta sexta-feira, sacudindo prédios na capital, mas não foram registrados vítimas de imediato ou danos nas operações dos setores de mineração e petróleo, vitais para a economia do país. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) afirmou que o epicentro foi […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um terremoto de magnitude 6,9 abalou o sul do Peru nesta sexta-feira, sacudindo prédios na capital, mas não foram registrados vítimas de imediato ou danos nas operações dos setores de mineração e petróleo, vitais para a economia do país.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) afirmou que o epicentro foi localizado a 50 quilômetros da cidade costeira de Ica, cerca de 300 quilômetros ao sul de Lima.
De acordo com boletins da rádio local, o terremoto causou a queda da energia elétrica em algumas partes de Ica e também problemas nas comunicações da telefonia celular.
Muitos moradores de Ica permaneciam nas ruas e se recusavam a voltar para suas casas, disse a rádio RPP.
Um morador da estância costeira de San Andrés, em Ica, contou que o mar tinha recuado alguns metros naquela região. As autoridades não emitiram um alerta de tsunami imediatamente.
‘Até o momento não foram registrados danos materiais nem pessoais’, disse o chefe do Instituto de Defesa Civil, Alfredo Murgueytio. ‘Há pequenas alterações no mar, contudo a Direção de Hidrografia e Navegação não registra alerta de tsunami’, acrescentou o funcionário.
O Peru sofreu em 2007 um forte terremoto de magnitude 7,9 na cidade costeira de Pisco, vizinha de Ica, que deixou mais de 500 mortos e milhares de casas danificadas ou destruídas.
O USGS afirmou que o terremoto teve uma profundidade de 23,9 quilômetros em Ica, sendo sentido fortemente na superfície da costa peruana.
O terremoto não afetou as operações de petróleo ou de mineração, fundamentais para a economia do país sul-americano.
Um porta-voz da mineradora Southern Copper, uma das maiores minas de cobre do mundo, disse à Reuters que suas operações no Peru estavam ‘normais’.
A empresa de mineração, controlada pelo Grupo México, opera no sul do Peru as minas Toquepala e Cuajone e a refinaria de Ilo, longe do epicentro do terremoto.
A mineradora Shougang Hierro Peru, uma subsidiária da chinesa Shougang, disse que nenhum dano foi registrado em sua mina perto do epicentro.
‘Não há nenhum dano nas operações e instalações’, disse à Reuters o gerente-geral da Shougang Hierro Peru, Raúl Vera.
Enquanto isso, a Petrobras e a Vale informaram no Brasil que não haviam recebido até o momento nenhuma informação indicando que suas operações haviam sido afetadas pelo movimento sísmico.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.