Sudeco voltará e será decisiva para desenvolvimento do Centro-Oeste, diz senador
Em pronunciamento nesta segunda-feira (2), o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) disse que a recriação da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), prevista na Lei Complementar 129/09, será um marco decisivo para o desenvolvimento da região diante do novo ciclo de desenvolvimento por que passa o país. Rodrigo Rollemberg disse que a Sudeco, extinta em 1990, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em pronunciamento nesta segunda-feira (2), o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) disse que a recriação da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), prevista na Lei Complementar 129/09, será um marco decisivo para o desenvolvimento da região diante do novo ciclo de desenvolvimento por que passa o país.
Rodrigo Rollemberg disse que a Sudeco, extinta em 1990, terá os desafios de reduzir a desigualdade e conciliar o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade ambiental no Centro-Oeste, tendo em vista que a posição central da região a torna um importante divisor de águas, onde qualquer desequilíbrio poderia afetar diretamente as bacias hidrográficas do continente.
Rodrigo Rollemberg lembrou que a pesquisa agropecuária já identificou mais de 22 milhões de hectares de pastagens degradadas no cerrado, as quais poderiam ser utilizadas para a ampliação da fronteira agrícola e agroenergética, poupando a necessidade de avanços sobre novos biomas da região.
O senador lembrou que o cerrado, além de ser responsável por 70% das águas que abastecem as bacias do Paraná, Tocantins e São Francisco, abriga 14 mil espécies de plantas, muitas só encontradas na região.
O senador também defendeu investimentos em agricultura tropical, educação de qualidade, inovação e tecnologia como forma de favorecer a inovação tecnológica e o aumento da competitividade internacional do Centro-Oeste. Outro desafio da Sudeco, disse, será promover o desenvolvimento em áreas críticas da região, a exemplo do Entorno do Distrito Federal.
“Precisamos de educação de qualidade, de inclusão e de inovação tecnológica, de modo a agregar valores à produção e aumentar nossa competitividade internacional. Direcionar e congregar esforços nesse sentido é um papel importante que caberá à nova Sudeco levar adiante”, disse.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.