Sistema do Sisu está ‘um pouco lento’, admite MEC

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estreou um “pouco lento” por conta da quantidade de acessos que tem recebido, informou o Ministério da Educação (MEC) por meio de sua assessoria de imprensa. Até as 16h deste domingo, 16, mais de 120 mil candidatos conseguiram se inscrever no site, que às vezes trava no meio do […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estreou um “pouco lento” por conta da quantidade de acessos que tem recebido, informou o Ministério da Educação (MEC) por meio de sua assessoria de imprensa. Até as 16h deste domingo, 16, mais de 120 mil candidatos conseguiram se inscrever no site, que às vezes trava no meio do procedimento ou mostra mensagens de erro.

No ano passado, o sistema também estreou com problemas. O site não aguentou o tráfego intenso no primeiro dia e estudantes passaram horas tentando se cadastrar. Alguns demoraram até oito horas para conseguir se inscrever em uma vaga. A situação só começou a se normalizar a partir do segundo dia.

Desde que foi ao ar, na madrugada deste domingo, o Sisu do primeiro semestre recebeu uma média de 450 acessos por minuto, com picos de 600 acessos por minuto. O MEC afirmou que “mudou muita coisa” do ano passado para cá – os candidatos só podem fazer duas opções de curso, não podem voltar na navegação da página e novos computadores foram adquiridos para garantir o funcionamento do sistema, entre outras medidas. “Mesmo a gente esperando um número grande de usuários, não temos a menor chance de antever um acesso dessa magnitude”, informou a assessoria do ministério.

Além da quantidade de acessos, o MEC afirma que alguns usuários, “ansiosos”, demoram para fazer a inscrição e ficam fazendo simulações, sobrecarregando ainda mais o sistema. O ministério lembra que existe um site específico para o candidato fazer simulações de notas.

Segundo o governo, ainda esta noite o Sisu deverá estar mais ágil, pois novos computadores foram acionados para dar suporte e imprimir velocidade ao sistema. “Apesar dos problemas, 122 mil inscrições é um número bastante grande”, avalia o MEC. Mais de 3,5 milhões de estudantes fizeram o Enem 2010.

Podem se inscrever no Sisu candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Ao todo são 83.125 vagas espalhadas pelo País, a maioria em universidades federais.

Madrugada

O MEC havia anunciado o início do período de inscrições no Sisu para as 6h deste domingo. Mas o site entrou no ar as 2h, beneficiando candidatos como Karen Aparecida, de 17 anos. Ela estava navegando no Twitter quando viu posts anunciando a abertura do sistema. “Era por volta de 3h40 quando acessei o site e consegui fazer minha inscrição sem nenhum problema”, disse a estudante de São Paulo, que tenta vaga em Ciências Sociais.

A candidata Priscila Pacheco, de 23 anos, não deu a mesma sorte. Ela entrou no site por volta de 11h e se inscreveu para sua primeira opção de curso em 50 minutos. Desde então, a estudante não consegue avançar no sistema para fazer sua segunda opção. “É uma situação lamentável. A gente perde o dia inteiro na frente do computador, como se não tivesse outras coisas para fazer”, lamenta a vestibulanda de Relações Internacionais e Ciências Sociais na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Conteúdos relacionados