Setas capacita produtores da comunidade quilombola Furnas dos Baianos
A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), realiza nos dias 20 e 21 de agosto, das 8 às 17h, no município de Aquidauana, capacitação para a comunidade Furnas dos Baianos, que trabalham com a produção de farinha. A capacitação tem como objetivo principal através das palestras, melhorar as relações humanas principalmente na […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), realiza nos dias 20 e 21 de agosto, das 8 às 17h, no município de Aquidauana, capacitação para a comunidade Furnas dos Baianos, que trabalham com a produção de farinha.
A capacitação tem como objetivo principal através das palestras, melhorar as relações humanas principalmente na área profissional. De acordo com Lecir Marques Machado, da Unidade Estadual de Prevenção e Combate à Discriminação Étnico Social, da Setas, as palestras terão carga horária de 16h, onde serão tratados assuntos que visam auxiliar o gerenciamento e a produção da comunidade.
Dentre os temas estão: Auto – Estima; fundamentos das relações humanas; grupos sociais; interação social; comportamento humano e reações emocionais; reflexão sobre a comunicação; atendimento com qualidade; e uma reflexão sobre a ética e a moral no âmbito profissional orientação e capacitação da mão de obra para as unidades produtivas.
Em relação a mão de obra para a unidade produtiva, a abordagem será a importância do trabalho coletivo, divisão de tarefas, lideranças e potencialidades do grupo, destacando a diferença entre associativismo e grupo produtivo.
Esse projeto vai beneficiar a comunidade que foi grande produtora de farinha, por meio de oito farinheiras artesanais. Hoje restam apenas duas em atividade, apenas para consumo das famílias. A paralisação ocorreu após a desativação do trem de passageiros da rede ferroviária federal, na década de 90. Atualmente a principal atividade da comunidade é a pecuária de corte e leiteira, sendo a agricultura e fruticultura apenas para subsistência.
O projeto é em parceria com a Eletrobrás, Enersul, Associação da comunidade Quilombola de Furnas dos Baianos, Prefeitura Municipal de Aquidauana, além da Agraer (Agência de Gerenciamento Agrário e Extensão Rural), Programa Luz para Todos e Gerência de Produção e Meio Ambiente de Aquidauana.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.