Senadores dos EUA visitam UPP do Dona Marta, no Rio

Os senadores dos EUA John McCain e John Barrasso visitaram na tarde deste domingo (9) a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro Dona Marta, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ambos membros do Partido Republicano, eles representam respectivamente as comissões de Serviços Armados e de Relações Exteriores do senado norte-americano. “Estou impressionado com […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os senadores dos EUA John McCain e John Barrasso visitaram na tarde deste domingo (9) a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro Dona Marta, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ambos membros do Partido Republicano, eles representam respectivamente as comissões de Serviços Armados e de Relações Exteriores do senado norte-americano.

“Estou impressionado com o sucesso dos projetos de segurança do Rio; vamos levar essas lições para os EUA”, disse McCain durante a visita, que começou com um sobrevoo de helicóptero pelo Complexo de Favelas do Alemão, na Zona Norte, na manhã deste domingo (9), acompanhado do delegado da Polícia Federal Roberto Alzir.

Por volta das 16h, os senadores americanos chegaram ao Dona Marta, onde visitaram o centro de operações da UPP e seguiram para a laje onde o cantor Michael Jackson gravou cenas de um videoclipe em 1996. McCain disse ainda que reconhece o Brasil como uma força emergente não só regional, mas em todo o mundo.

“Temos uma forte relação com o Brasil que queremos fortalecer ainda mais, principalmente na área de segurança e no combate ao terrorismo”, disse o senador americano.

Segundo o comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, que acompanhou os senadores no Morro Dona Marta, o que mais impressionou os americanos foi a integração do trabalho das UPPs com as comunidades, o que permite que a população dessas áreas tenham respeitados os seus direitos civis.

Na segunda-feira (10), a dupla de senadores viaja para Brasília, onde deve ter uma reunião com a presidente Dilma Roussef. A visita ao Brasil faz parte de um tour que os americanos estão fazendo pela América Latina para verificar as soluções na área da segurança que os países adotaram para combater o crime organizado e o tráfico de drogas. McCain e Barrasso visitaram Chile, Panamá e México.

Conteúdos relacionados