Resultado final confirma que decoada foi a causa da morte de peixes no rio Negro
Com base nos resultados obtidos em laboratório e nas constatações em campo, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) concluiu que a morte dos peixes no rio Negro, em Aquidauana, foi ocasionada por um fenômeno natural característico do ecossistema do Pantanal conhecido como “decoada”. Este fenômeno ocorre com o consumo excessivo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com base nos resultados obtidos em laboratório e nas constatações em campo, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) concluiu que a morte dos peixes no rio Negro, em Aquidauana, foi ocasionada por um fenômeno natural característico do ecossistema do Pantanal conhecido como “decoada”.
Este fenômeno ocorre com o consumo excessivo de oxigênio para oxidação da matéria orgânica, associado à menor taxa de dissolução deste gás no ambiente devido a temperatura mais elevada das águas, resultando em variações do nível de água no complexo baía-rio.
De acordo o resultado do relatório, os níveis de oxigênio dissolvido na coluna de água, desde a superfície até ao fundo, dos ambientes investigados apresentaram-se extremamente baixos, menores que 2,0 mgO2/L. A temperatura da água desses ambientes também estava alterada, acima de 30°C. Havia excesso de matéria orgânica na água das baias e as duas baias estavam eutrofizadas, principalmente pelo fósforo, porém, sem floração de algas.
Ainda de acordo com o relatório, houve a morte de peixes de todos os níveis tróficos e não foi detectada a presença de princípios ativos de agrotóxicos nas amostras analisadas.
Os técnicos detectaram ainda que o ambiente já estava em recuperação, conforme foi observado peixes juvenis e alevinos. O rio Negro é um dos principais rios pantaneiros, responsável pela formação da sub-bacia do Rio Negro. É considerado berçário de reprodução de peixes. Em diversas fazendas por onde passa, o rio é protegido contra a pesca.
A única modalidade de pesca praticada no rio é o pesque-solte, determinada através de um decreto Estadual. O rio é protegido como reserva de recursos pesqueiros.
Notícias mais lidas agora
- Homem morre após se engasgar com carne em bar na Guaicurus em Campo Grande
- Candidata em MS foi eleita prefeita com quatro votos de diferença
- ‘Presidente, o senhor errou’, Tereza Cristina manda recado a Bolsonaro após derrotar candidato do PSDB em MS
- Lembra deles? De Trutis a Picarelli, confira políticos que não se elegeram vereadores em Campo Grande
Últimas Notícias
Polícia investiga morte de mulher afogada às margens do Rio Aquidauana
Vítima estava com a família em uma chácara quando houve o afogamento
Após saída de reality, web especula gravidez de Raquel Brito
Participante foi desclassificada do reality ‘A Fazenda 16’, da Record, após passar mal em prova
Confira: Após as eleições, duas cidades brasileiras devem trocar de nome
Consulta popular foi realizada nas localidades no ultimo domingo
Resultados das provas do ‘Enem dos Concursos’ serão disponibilizados nesta terça-feira
Consulta pode ser realizada na área do candidato, mesmo local onde foram realizadas as inscrições
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.