Raio atinge Cindacta 2 e cancela voos por 40 minutos em MS

Um raio atingiu neste domingo (31) o sistema de comunicação do Cindacta 2 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), em Curitiba (PR) e fez com que voos fossem cancelados por cerca de 40 minutos nos aeroportos do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, em parte do Mato Grosso […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um raio atingiu neste domingo (31) o sistema de comunicação do Cindacta 2 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), em Curitiba (PR) e fez com que voos fossem cancelados por cerca de 40 minutos nos aeroportos do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, em parte do Mato Grosso do Sul, e na região sul e oeste de São Paulo.

O tenente Humberto Leite, do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, explicou que o raio atingiu os equipamentos responsáveis pela comunicação com os pilotos e que os aviões que já estavam no ar conseguiram pousar normalmente com controle do Centro de Gerenciamento do Rio de Janeiro.

Só os aviões que iriam subir foram cancelados. O raio caiu às 11h e os cancelamentos seguiram até as 11h40. Todo o problema foi solucionado no período da tarde.

Conteúdos relacionados