PT tenta “turbinar” bloco suprapartidário de oposição, mas esbarra em incertezas
Deputados estaduais petistas tentam aproximação a George Takimoto (PSL) e Lauro Davi (PSB); ausência de perfil oposicionista seria principal motivo da rejeição à adesão ao bloco
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Deputados estaduais petistas tentam aproximação a George Takimoto (PSL) e Lauro Davi (PSB); ausência de perfil oposicionista seria principal motivo da rejeição à adesão ao bloco
A formação de um bloco suprapartidário de oposição na Assembleia Legislativa com oito parlamentares é a principal bandeira do PT nesse início de legislatura. Os quatro deputados petistas – Pedro Kemp, Paulo Duarte, Laerte Tetila e Cabo Almi – se esforçam em tratativas para aproximar uma parcela dos representantes dos “nanicos”, em especial George Takimoto (PSL) e Lauro Davi (PSB).
Caso os dois aceitem participar, o bloco ficaria completo com a adesão de Felipe Orro (PDT) e Alcides Bernal (PP) – que chegaram à Assembleia por meio do arco de alianças do PT nas últimas eleições.
Há quem lance dúvidas sobre o perfil “oposicionista” de Takimoto e Davi. O primeiro foi eleito na coligação encabeçada pelo PT, mas sua atuação como deputado federal não teria apresentado marca combativa. Já o segundo tem histórico de lutas sindicais na área de educação, mas criou sua base eleitoral a partir da estatal Cassems, entidade que presidiu antes de ser eleito.
O PT também leva em conta uma vaga na executiva estadual do partido, que geralmente é destinada ao líder de bancada. Se aderir ao blocão, a sigla abre mão da indicação. Para Cabo Almi (PT), provável líder de bancada petista, o partido precisa acertar logo a situação sob o risco de fracassar nas articulações. “A gente precisa definir se olha para a árvore ou para a floresta. Não sabemos até onde vai a capacidade do governo em conseguir aliados”, disse.
Felipe Orro (PDT) reconhece a dificuldade de partidos nanicos e solistas em formular o acordo com o PT, mas admite que diálogo apontam para esse sentido. “Depende do PT”, afirmou.
Notícias mais lidas agora
- MAPA: Confira onde ficam os radares que mais multam em Campo Grande
- VÍDEO: câmera flagrou acidente que deixou motociclista gravemente ferido no São Jorge da Lagoa
- Preso com 52 quilos de cocaína em Campo Grande é executado a tiros na fronteira
- Homem morre após se engasgar com carne em bar na Guaicurus em Campo Grande
Últimas Notícias
Traficante é preso em Ponta Porã com carga de cocaína avaliada em R$ 6 milhões
Veículo chamou a atenção por estar com a suspensão baixa
Antes suplente, Luiza comemora representação autêntica das mulheres na Câmara com eleição
Luiza Ribeiro (PT) e Ana Portela (PL) foram as únicas mulheres eleitas vereadoras em Campo Grande no último domingo (6)
Prefeitos de 30 municípios conseguem se reeleger em Mato Grosso do Sul
Número representa 38% das prefeituras do Estado
Vereador morre antes de saber que foi reeleito em cidade do Piauí
O vereador de Sebastião Barros (PI) Geraldo Corado (MDB), morreu minutos antes de saber o resultado oficial divulgado pela Justiça Eleitoral
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.