PT realiza encontro e busca consenso, mas Delcídio não comparece

As lideranças do PT estiveram reunidas na manhã desta segunda-feira (3) na sede do diretório regional, em Campo Grande para, segundo palavras de seu presidente estadual, Marcos Garcia, “analisar as eleições de 2012, com especial foco para a eleição em Campo Grande, onde existem as pré-candidaturas do ex-governador José Orcírio de Miranda, deputado federal Vander […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As lideranças do PT estiveram reunidas na manhã desta segunda-feira (3) na sede do diretório regional, em Campo Grande para, segundo palavras de seu presidente estadual, Marcos Garcia, “analisar as eleições de 2012, com especial foco para a eleição em Campo Grande, onde existem as pré-candidaturas do ex-governador José Orcírio de Miranda, deputado federal Vander Loubet, deputado estadual Pedro Kemp e do ex-deputado Pedro Teruel”.

Questionado sobre uma discussão mais ampla, principalmente voltada para a questão da candidatura ao município de Corumbá, onde o grupo do senador Delcídio tenta desarticular o nome do deputado Paulo Duarte, Garcia desconversou e tornou a afirmar que questão a ser discutida enfocava apenas a prefeitura da capital. “Vamos discutir apenas as eleições municipais em Campo Grande. Não é uma reunião Deliberativa, portanto, daqui não sairá um candidato. Se houverem candidatos, haverá prévias, conforme estipulado pelo estatuto do Partido.”

O deputado estadual Pedro Kemp, esquivou-se de responder se a reunião iria analisar e buscar consenso, também na questão da pré-candidatura Paulo Duarte à prefeitura de Corumbá, e disse que não havia sido informado do teor da reunião, que sua presença havia sido solicitada, mas não tinha conhecimento.

Enquanto aguardava a confirmação de alguns nomes esperados para a reunião, o deputado federal e pré-candidato à prefeitura de Campo Grande, Vander Loubet disse acreditar que as 30 candidaturas já definidas no Estado seriam discutidas. “Não podemos deixar de conversar sobre Corumbá, mas temos plena certeza que as prévias apontarão Paulo Duarte por ampla maioria, quase uma aclamação”, disse.

Vander afirmou acreditar que as eleições em Campo Grande e Três Lagoas, cidades já governadas pelo atual governador e pela atual vice-governadora, respectivamente, serão a chave do cenário político que se abrirá após 2012. O resultado das urnas nesses municípios vai determinar o tamanho do encorpamento das oposições.

“Aqui na capital, nas últimas eleições, o atual prefeito apresentava excelentes índices nas pesquisas, no entanto, a minha candidatura somada aos demais, alcançou 45% dos votos. Para as próximas eleições temos a nossa candidatura, a do Bernal (PP), do Azambuja (PSDB) e do Athayde, todas muito fortes. Nós do PT vamos conversar e tentar uma coligação com o Dagoberto, pois acreditamos que o PT e o PDT têm que caminhar juntos. Para o segundo turno, acredito que os partidos com candidatos de oposição caminharão para um entendimento,” ressaltou Vander.
Em relação à candidatura Giroto, dizem ter plena certeza de sua filiação ao PMDB e posterior candidatura à capital, mas enfatizam que não podem falar pelos outros partidos. A preocupação expressa por todos aqui no partido, e com relação ao PT, é que se alcance um consenso sobre as candidaturas até novembro, para que haja tempo hábil de conquistar os apoios necessários.

Compareceram à reunião, lideranças do Partido, o ex-governador José Orcírio acompanhando de dona Gilda, deputado federal Vander Loubet,  estaduais Cabo Almi, Paulo Duarte e Pedro Kemp, vereadores Marcos Alex e Thais Helena.

O encontro teve início sem a presença do ex-deputado estadual e pré-candidato à prefeitura da capital, Pedro Teruel, deputado federal Antonio Carlos Biffi e do senador Delcídio do Amaral que, conforme nos informou sua assessoria, estava na Assembleia Legislativa de onde seguiria viagem para Brasília.

 

Conteúdos relacionados