Posse: Itamaraty afirma que embaixador da Itália é aguardado
Mesmo com a decisão contrária à extradição de Cesare Battisti, definida hoje (31) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca, ainda é aguardado na posse da presidenta eleita, Dilma Rousseff, que ocorre amanhã (1º) à tarde. Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, até o momento, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mesmo com a decisão contrária à extradição de Cesare Battisti, definida hoje (31) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca, ainda é aguardado na posse da presidenta eleita, Dilma Rousseff, que ocorre amanhã (1º) à tarde.
Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, até o momento, a embaixada italiana não alterou a previsão da participação de La Francesca no evento.
Entretanto, La Francesca embarcará para a Itália na próxima semana para prestar informações sobre a não extradição. “Está é manifestação de uma grande preocupação do governo italiano. Quando um embaixador é chamado, isso é ato extremo de afronta à soberania. A situação é gravíssima”, disse o advogado Nabor Bulhões, que fala em nome da república italiana no Brasil.
Bulhões também corrobora a afirmação do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, de que o caso Battisti ainda não chegou ao fim. “A partir da próxima semana, entrarei com impugnação contra o ato do presidente Lula. Volta o ato com outra roupagem, mas com motivação quase idêntica”, disse, referindo-se à decisão do então ministro da Justiça, Tarso Genro, que concedeu refúgio a Battisti em janeiro de 2009. Na ocasião, a Itália questionou no Supremo Tribunal Federal (STF) a concessão de refúgio ao ex-ativista.
Para Bulhões, a decisão de Genro foi desconstituída após o julgamento do caso no STF.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Projeto de Lei quer proibir acorrentamento de cães e gatos em todo o Estado
De acordo com o texto, o uso de correntes ou o confinamento só será permitido em condições que respeitem as necessidades básicas dos animais
Domingo tem feiras culturais, brechós e show gratuito em Campo Grande
Confira a programação deste domingo
Sacada de madeira cede e engenheiro morre após cair de prédio no Rio Grande do Sul
Vítima caiu em estrutura de ferro
Precisa de médico? Confira a escala plantonista de unidades de saúde de Campo Grande
Mais de 60 profissionais atuam em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.