Passagem do ‘Jova’ pelo México deixou mais de 62 mil desabrigados

‘Jova’, que chegou na quarta-feira passada ao ocidente do México como um furacão de categoria dois na escala Saffir-Simpson (de um máximo de 5), afetou 62.700 pessoas de 60 municípios, dos quais oito foram declarados como áreas de desastre. A Secretaria de Desenvolvimento Social do país detalhou em um comunicado que os estados afetados são […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

‘Jova’, que chegou na quarta-feira passada ao ocidente do México como um furacão de categoria dois na escala Saffir-Simpson (de um máximo de 5), afetou 62.700 pessoas de 60 municípios, dos quais oito foram declarados como áreas de desastre.

A Secretaria de Desenvolvimento Social do país detalhou em um comunicado que os estados afetados são Colima, Jalisco, Oaxaca, Tabasco, Campeche e Guerrero.

A passagem de ‘Jova’ causou a morte de seis pessoas, segundo as autoridades. O ciclone perdeu força ao penetrar em território mexicano e nesta sexta-feira restam apenas algumas pancadas de chuva.

Em Colima, 5.700 casas foram afetadas em 8 dos 10 municípios. O Ministério detalhou que a passagem de ‘Jova’ pela costa do estado deixou 20 mil desabrigados, dos quais 2.700 foram transferidos para 17 albergues.

Por sua parte, a Secretaria de Comunicações e Transportes do México abriu hoje o porto de Manzanillo que estava fechado desde segunda-feira.

‘Jova’ foi o nono furacão da atual temporada de ciclones no Pacífico, após ‘Adrián’, que alcançou a categoria 4, ‘Beatriz’ (1), ‘Calvin’ (1), ‘Dora’ (4), ‘Eugene’ (4), ‘Greg’ (1), ‘Hilary’ (4) e ‘Irwin’ (1).

Conteúdos relacionados