Para zerar fila, Dourados inicia mutirão de consulta com especialistas
Esforço concentrado está acabando com o sofrimento de centenas de moradores de Dourados que esperam há meses para fazer consulta com um médico especialista. O mutirão de atendimento vem sendo realizado aos sábados, no PAM (Pronto Atendimento Médico), e já atendeu 300 pessoas. Nessa primeira etapa o mutirão inclui consultas com oftalmologista, cardiologista e ortopedista. Também […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Esforço concentrado está acabando com o sofrimento de centenas de moradores de Dourados que esperam há meses para fazer consulta com um médico especialista. O mutirão de atendimento vem sendo realizado aos sábados, no PAM (Pronto Atendimento Médico), e já atendeu 300 pessoas.
Nessa primeira etapa o mutirão inclui consultas com oftalmologista, cardiologista e ortopedista. Também estão sendo feitas pequenas cirurgias ambulatoriais, procedimento considerado simples, com necessidade apenas de anestesia local. Quarenta pessoas já passaram por essas cirurgias.
A preocupação é atender logo essas pessoas, que em alguns casos estavam há seis meses esperando para consultar com um especialista. O mutirão de consultas começou no dia 16 de abril, com 50 atendimentos oftalmológicos, 50 ortopédicos, 50 cardiológicos e 20 pequenas cirurgias. Neste sábado (dia 30) foi feito o mesmo número de atendimentos.
Consultas
Conforme a secretária municipal de Saúde, Sílvia Bosso, essas pessoas que estão sendo atendidas já tinham marcado a consulta com o especialista, mas nunca foram atendidas. Com o mutirão determinado pelo prefeito, o sistema de regulação fez o agendamento, adotando como critério para a escolha os pacientes há mais tempo na fila e os casos de maior gravidade.
O mutirão está sendo feito no sábado para não comprometer o atendimento normal do PAM e dos médicos, mas apenas pacientes já agendados estão sendo atendidos. “As pessoas que precisam se consultar com um especialista e ainda não têm consulta agendada devem procurar uma unidade de saúde e, se houver necessidade, o médico do posto fará o encaminhamento”, explicou a secretária.
Após o encaminhamento, a central de regulação da Secretaria de Saúde fica responsável em agendar o atendimento com o especialista.
A coordenadora do PAM, Leila Crisanto, informou que a estrutura da unidade também foi preparada para o mutirão. No dia da ação, funcionários trabalham em escala diferenciada para agilizar os exames de eletrocardiograma e raio-X que precisam ser entregues ao médico. “O paciente de cardiologia, por exemplo, já entra para a consulta com o exame nas mãos”, informou.
Pacientes
Na manhã deste sábado, dezenas de moradores lotavam o setor de consultas do PAM para receber atendimento. Um deles era Serafim Ajala, 60, que foi consultar com o cardiologista. Minutos antes, fez o eletrocardiograma em uma sala no mesmo corredor das consultas.
Serafim contou que esperava há três meses pela consulta. Da outra vez teve que esperar um ano para consultar com o especialista. A espera agora foi menor devido ao mutirão de consultas.
A moradora Rosenir Dias Porto também foi atendida sábado. Ela tem um problema na visão e fez consulta com o oftalmologista. “Fiquei até surpresa quando soube que já seria atendida. Da outra vez tive que esperar mais de seis meses”, afirmou ela.
Meta
Sílvia Bosso disse que o objetivo do mutirão é zerar a fila de espera por consultas com especialistas. “Esse trabalho determinado pelo prefeito faz parte da nossa estratégia para esgotar a fila e garantir atendimento à população”, afirmou a secretária.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.