Papa dá passo decisivo para transparência no Vaticano

O papa Bento XVI promulgou nesta quinta-feira um documento para lutar contra a lavagem de dinheiro na instituições financeiras do Vaticano, três meses depois do início das investigações sobre o Banco Vaticano. O Pontífice ressaltou, através de uma carta oficial, seu compromisso na adoção dos princípios e dos instrumentos jurídicos promovidos pela comunidade internacional para […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O papa Bento XVI promulgou nesta quinta-feira um documento para lutar contra a lavagem de dinheiro na instituições financeiras do Vaticano, três meses depois do início das investigações sobre o Banco Vaticano.

O Pontífice ressaltou, através de uma carta oficial, seu compromisso na adoção dos princípios e dos instrumentos jurídicos promovidos pela comunidade internacional para lutar contra o fenômeno da lavagem de dinheiro e do financiamento do terrorismo.

Com estas medidas o Vaticano pretende entrar na chamada “lista branca” conhecida como os Estados que respeitam as normas para a luta contra a lavagem de dinheiro da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) e do Grupo de Ação Financeira Internacional (Gafi).

Em setembro a procuradoria de Roma abriu uma investigação no Banco Vaticano, quando a juíza María Teresa Covatta anunciou o confisco preventivo de 23 milhões de euros de uma conta corrente do banco Credito Artigiano no nome do Banco Vaticano.

Conteúdos relacionados