Padilha assume Saúde e promete reduzir filas no SUS
O novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assumiu nesta segunda-feira (3) prometendo ampliar o acesso ao SUS (Sistema Único de Saúde). Ele disse que terá “obsessão” pela redução da demora no atendimento na rede pública. Padilha deixa a pasta que comandava durante o governo Lula, Relações Institucionais, a Luiz Sérgio, que também assumiu o cargo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assumiu nesta segunda-feira (3) prometendo ampliar o acesso ao SUS (Sistema Único de Saúde). Ele disse que terá “obsessão” pela redução da demora no atendimento na rede pública. Padilha deixa a pasta que comandava durante o governo Lula, Relações Institucionais, a Luiz Sérgio, que também assumiu o cargo nesta manhã.
– A nossa obsessão é dar acolhimento de qualidade no tempo adequado. Esse tem que ser um objetivo quase único desse ministério. […] Cada secretário, cada diretor de programa, cada servidor desse ministério tem que acordar de manhã e dormir à noite se perguntando o que fez para garantir acolhimento e atendimento de qualidade no SUS.
Padilha reconheceu que o acesso à rede pública de saúde é ainda o maior desafio do sistema e que “a fila, a demora e a espera são um problema recorrente”. Ele citou dados da última Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), que revelaram que 86% dos entrevistados que tiveram acesso ao atendimento do SUS classificaram o atendimento como satisfatório.
– Ao serem atendidas pelo SUS, as pessoas saem de lá dizendo que o atendimento foi satisfatório. Como o SUS, com um sistema como esse, que tem naqueles que conseguem entrar no sistema um certo grau de satisfação pode continuar sendo objeto de critica tão forte? A grande preocupação das pessoas é o acesso, a demora, a espera.
Padilha rebateu as críticas de que é uma figura muito política para assumir o cargo. Ele deu risada ao lembrar que, quando chegou à pasta de Relações Institucionais, foi apontado como um nome muito técnico para um cargo político e que, quando anunciado como ministro da Saúde, foi considerado muito político para um cargo técnico. A esse respeito, o ministro mandou um recado para senadores, deputados, prefeitos e governadores, com os quais prometeu trabalhar em parceria.
– Serei um ministro técnico, mas um ministro político capaz de trabalhar pela melhora da qualidade da saúde no país.
O ministro prometeu ainda estar presente em todas as reuniões do Conselho Nacional de Saúde e citou a “rica” experiência que teve ao presidir o Conselho de Desenvolvimento Social, quando estava à frente das Relações Institucionais.
Padilha é médico infectologista graduado pela Unicamp (Universidade de Campinas) e pós-graduado em doenças infecciosas e parasitárias. No governo Lula, foi diretor nacional de Saúde Indígena da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e passou pela coordenação da pasta de Assuntos Federativos, onde participou de discussões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Quem deixa o ministério da Saúde é o médico José Gomes Temporão, que esteve à frente da pasta desde o segundo mandato do governo Lula e que, agora, volta a atuar na Fiocruz.
Temporão se despediu do cargo criticando a relação da mídia com a saúde pública. Segundo ele, as recentes pesquisas de opinião colocam a saúde como a primeira preocupação dos brasileiros, no entanto, “a grande mídia não nos auxilia adequadamente na tomada de consciência para a discussão dos fatores chaves”.
– Continua a confusão entre cuidar da saúde e tratar de doenças, entre investir em condições que produzem saúde, que melhoram as condições de vida e tecnologias de ponta. A falta de equilíbrio nessa importantíssima questão, no geral, não aponta para o fortalecimento e desenvolvimento de informações essenciais para a verdadeira autonomia dos brasileiros nas decisões e cuidados com a sua saúde.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.