Operação das Forças Armadas inicia com missão de superar desafios e treinar para guerra

O Comando Militar do Oeste divulgou nesta segunda-feira (10), o início da Operação Anhanduí, que começou nesta segunda e vai até o dia 17 de outubro. Trata-se de uma atividade militar conjunta que reúne tropas, equipamentos, veículos, embarcações e aeronaves da Marinha, do Exército e da Força Aérea, sob a coordenação do Ministério da Defesa no […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Comando Militar do Oeste divulgou nesta segunda-feira (10), o início da Operação Anhanduí, que começou nesta segunda e vai até o dia 17 de outubro. Trata-se de uma atividade militar conjunta que reúne tropas, equipamentos, veículos, embarcações e aeronaves da Marinha, do Exército e da Força Aérea, sob a coordenação do Ministério da Defesa no Estado de Mato Grosso do Sul.

No cronograma da Operação ocorrerão diversas ações operacionais das Forças Armadas e tais demonstrações serão acompanhadas por autoridades civis e militares. “Treinamento para Guerra”, assim resumiu o Coronel Guilherme, sub-chefe do Centro de Operações do Exército, que destacou o fato das atividades serem realizadas em cidades importantes de MS.

Atividades

Em Campo Grande, será simulado um abrigo para vítimas de calamidades. As atividades do LDS (Local de Destino Seguro) serão montadas no Ginásio Guanandizão, nesta quinta-feira (13), das 10h às 12h. Em Laguna Caarapã, município localizado a 279 Km da Capital, também na quinta (13), das 14h às 16h, haverá uma demonstração de lançamento de militares da Brigada de Infantaria Paraquedista, tropa especial do Exército baseada no Rio de Janeiro.

Na sexta-feira (14), as atividades ocorrerão a partir das 8h45, na cidade de Aquidauana, a 135 km de Campo Grande. Militares de Engenharia demonstrarão o funcionamento da Ponte LSB (Logistic Support Bridge), usada para auxiliar a Defesa Civil em calamidades públicas, como em enchentes. Este equipamento já vem sendo utilizado pelo 9º Batalhão de Engenharia de Combate.

Já no Campo de Instrução de Betione, localizado na saída para Bodoquena, haverá nesta sexta-feira (14), entre 10h e 12h, uma demonstração de tiro do Carro de Combate M 60. É um equipamento moderno recentemente disponibilizado para o CMO, com vantagens em relação à proteção blindada e poder de fogo. “O blindado é de origem americana. Única viatura do Brasil. Nosso estado tem prioridade porque somos região de fronteira”, explicou o Coronel Guilherme.

Conclusão

O encerramento das ações planejadas para a Operação Anhanduí será realizado em Forte Coimbra, situado na região de Corumbá, a partir das 14h. Acontecerá uma demonstração de assalto ribeirinho, em que uma tropa embarcada realiza um ataque a partir de um curso de água.

De acordo com o Coronel Guilherme, atividades como estas são de extrema importância para capacitar o pessoal e aprimorar o treinamento técnico. “Nosso objetivo com esta Operação é sincronizar as ações das três forças: Exército, Marinha e Aeronáutica. Além de promover a integração e superar desafios,” concluiu o Coronel.

(Com assessoria CMO)

 

Conteúdos relacionados