Após conquistar o direito de ser uma das modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, o boxe feminino vive mais uma disputa, agora estética. Isto porque, a AIBA (Federação Internacional de Boxe) sinalizou, neste domingo, com a possibilidade de exigir que as atletas do esporte utilizem saias ao invés de shorts.
Federação afirma que está buscando, junto à família do boxe, entrar em um consenso sobre a questão, mas ressalta que não toma qualquer decisão sobre a vestimenta e uniformes dos atletas em competições. ,p>Entidade havia proposto a ideia da utilização de saias para que se pudesse diferenciar os combates das mulheres em relação ao dos homens.
Ideia, que surgiu a partir de uma sugestão de determinação da Fifa, onde as mulheres que jogavam futebol deveriam utilizar shorts mais apertados, para elevar a popularidade do jogo, foi aderida no último campeonato europeu de boxe, quando lutadoras de Polônia e Romênia utilizaram saias em seus combates.
Apesar de inovadora e revolucionária, sugestão não tem sido bem aceita pelas atletas. Tricampeã mundial, a irlandesa Katie Taylor criticou veementemente a ideia, e acrescentou que, se não utiliza saias nem a noite, quando sai, não as irá usar no ringue, durante um combate.
Polêmica, a questão voltará a ser discutida entre os dias 24 e 27 de novembro, quando acontece um evento teste na Arena Excel, em Londres.
Nos Jogos 2012, o boxe feminino será disputado em três categorias diferentes entre as mulheres: peso mosca, peso leve e peso médio.