Ministros do STM navegam no Rio Paraguai a bordo do Monitor Parnaíba
Com o objetivo de conhecer “in loco” as atividades desenvolvidas pelas Forças Armadas na fronteira Brasil/Bolívia, o Ministro-Presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Dr. Carlos Alberto Marques Soares, acompanhado dos Ministros Dr. Olympio Pereira da Silva Júnior e Almirante-de-Esquadra Alvaro Luiz Pinto, e de comitiva do STM e da 9ª Circunscrição da Justiça Militar (9ª […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com o objetivo de conhecer “in loco” as atividades desenvolvidas pelas Forças Armadas na fronteira Brasil/Bolívia, o Ministro-Presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Dr. Carlos Alberto Marques Soares, acompanhado dos Ministros Dr. Olympio Pereira da Silva Júnior e Almirante-de-Esquadra Alvaro Luiz Pinto, e de comitiva do STM e da 9ª Circunscrição da Justiça Militar (9ª CJM), realizaram visita ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2011. Nessa visita, eles puderam conhecer de perto a importância da presença Marinha na região fronteiriça do Centro-Oeste.
No sábado, dia 12 de fevereiro, a comitiva embarcou no Monitor (M) Parnaíba (U-17), no Porto Geral de Corumbá, onde o Ministro-Presidente do STM, Dr. Carlos Alberto, foi recepcionado pelo Comandante do 6°Distrito Naval, Contra-Almirante Domingos Savio Almeida Nogueira. Em seguida, o navio desatracou e navegou pelo Rio Paraguai. Durante o trajeto, houve uma demonstração de desembarque ribeirinho na prainha do Porto Geral, com a participação de Fuzileiros Navais do Grupamento de Ladário, navios da Flotilha do Mato Grosso e helicóptero do Esquadrão HU-4. Na sequência os navios participantes da demonstração prestaram honras de passagem ao Ministro-Presidente do STM, embarcado no M Parnaíba.
Ao término do percurso de navegação, foi realizada cerimônia militar em frente ao prédio do Comando da Flotilha de Mato Grosso (ComFlotMT), com leitura de texto alusivo ao evento, e desfile militar em honras ao Ministro-Presidente do STM, com a participação dinâmica do “Pelotão Cunha Couto”, composto por Fuzileiros Navais do Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário, vestidos com o tradicional uniforme “garança”.
O evento foi encerrado com palavras do Comandante do 6ºDN, em que pôde expressar seu orgulho por estar recebendo os visitantes no Pantanal. Em sua fala, o Ministro-Presidente do STM agradeceu a forma como estavam sendo recepcionados e comentou sobre a atuação das Forças Armadas na região. “Nessas visitas, posso constatar o verdadeiro sentimento brasileiro. Esses jovens militares que estão servindo nas forças Armadas são muito importantes, pois são jovens que poderiam estar em outras atividades, mas vestem a farda mostrando que o Brasil vai para frente”, disse.
A Juíza-Auditora da 9ª CJM, Drª Safira Maria de Figueiredo, comentou que visitas realizadas pela comitiva do STM proporcionam o conhecimento das atividades desenvolvidas nas diversas regiões do País, trazendo resultados positivos. “É muito importante conhecer as atividades das Forças Armadas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que atualmente é a 2ª região mais importante de fronteira, principalmente se considerarmos as Leis Complementares 97/99 e 136/2010, e o Artigo 142 da Constituição, que trata, em um dos seus dispositivos, do combate do crime fronteiriço, em face da Marinha do Brasil ter adquirido poder de polícia”, ressaltou.
Fizeram parte da comitiva: o Diretor-Geral do STM, Dr. Moises Francisco de Sousa; o Chefe de Gabinete da Presidência do STM, Coronel Sergio Mauricio Marques; a Diretora do Foro da 9ª CJM, Juíza-Auditora, Drª Safira Maria de Figueiredo; a Juíza-Auditora Substituta da 9ª CJM, Dra Suely Pereira Ferreira; a Diretora de Secretaria da Auditoria da 9ª CJM, Drª Beatriz Irai Stock; a Oficial de Justiça Avaliadora da Auditoria da 9ª CJM, Drª Renata Mateus Acosta; e o Dr. Hamilton Walter Avelar Xavier, Chefe de Gabinete de Ministro do STM.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.