Mata Atlântica terá base do Prevfogo do Ibama de Mato Grosso do Sul

Uma base do Prevfogo do Ibama em Mato Grosso do Sul será instalada no Parque Estadual das Várzeas do Ivinhema, no sudoeste do Estado, um dos mais importantes remanescentes do bioma Mata Atlântica nessa região. A decisão foi anunciada pelo Superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul, David Lourenço que acompanhado do Coordenador Estadual […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Uma base do Prevfogo do Ibama em Mato Grosso do Sul será instalada no Parque Estadual das Várzeas do Ivinhema, no sudoeste do Estado, um dos mais importantes remanescentes do bioma Mata Atlântica nessa região.

A decisão foi anunciada pelo Superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul, David Lourenço que acompanhado do Coordenador Estadual do Prevfogo, Márcio Yule inspecionaram o local em que vão ser alocados os esquadrões da brigada dentro do parque.

O parque Estadual das Várzeas do Ivinhema com 73,4 mil hectares possui 38,4 mil hectares de remanescentes da Mata Atlântica. E é para proteger esses remanescentes que o Prevfogo do Ibama decidiu implantar as brigadas que vão atuar na prevenção de incêndios florestais nesta área. O objetivo também é agir na prevenção de crimes e na educação ambiental das comunidades em torno do parque.

Nos últimos anos a região foi assolada por vários incêndios florestais provocados na maioria das vezes por catadores de ginseng que colocavam fogo nas várzeas do local para provocar o nascimento concentrado da planta, comum na região.

Há dois anos um incêndio florestal consumiu longas áreas de várzeas do parque, chegando próximo à sua sede. O incêndio foi apagado com a ajuda de brigadistas do Prevfogo que foram deslocados de outras áreas para lá em maio de 2009.

Conteúdos relacionados