Mais de 700 mil profissionais estão aptos a votar nas eleições do Sistema Confea/Crea
Somam 706.888 os profissionais aptos a votar nas eleições do Sistema Confea/Crea, marcadas para o próximo 08 de novembro em todo o país. Para atender os eleitores, urnas eletrônicas e de lona, cedidas pelos Tribunais Regionais Eleitorais, serão disponibilizadas nas sedes dos Crea (Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia), Inspetorias, e da Mútua Caixa […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Somam 706.888 os profissionais aptos a votar nas eleições do Sistema Confea/Crea, marcadas para o próximo 08 de novembro em todo o país.
Para atender os eleitores, urnas eletrônicas e de lona, cedidas pelos Tribunais Regionais Eleitorais, serão disponibilizadas nas sedes dos Crea (Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia), Inspetorias, e da Mútua Caixa de Assistência, escolas, associações e sede de empresas que concentram grande número de profissionais da área tecnológica.
Maria Christina Duarte, gerente de Tecnologia da Informação, do Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), diz que cada estado da federação definiu a quantidade de urnas necessárias e que elas são cedidas pelos Tribunais Regionais Eleitorais. Ela lembra também que para cada urna eletrônica, haverá uma de lona, “caso haja alguma falha no sistema”.
Sobre a distribuição das urnas nos estados, Christina informa que a decisão é de cada Regional, e adianta, como exemplo, que no Norte, o Acre terá quatro urnas, todas a serem instaladas na capital.
No Nordeste, a Bahia terá 55 urnas, disponíveis inclusive no porto de Camaçari e na sede da Ford. No Centro-Oeste, Goiás que tem o maior número de eleitores da região, 15.781, contará com 61 urnas, enquanto que no Sul, o Rio Grande do Sul, terá 61 urnas para atender 41.877 profissionais aptos a votar.
Os três maiores colégios eleitorais do Sistema Confea/Crea estão no Sudeste. Minas Gerais, com 83. 272 eleitores terá 159 urnas. 30 delas na capital, três em Ouro Preto e quatro em Juiz de Fora, por exemplo. 370 urnas – 19 na capital – estão destinadas a atender os 210.465 eleitores de São Paulo, e no Rio de Janeiro 149 urnas de lona estarão disponíveis, inclusive, em universidades como a Santa Úrsula e a Veiga de Almeida, UERJ e Federal Fluminense, para atender 106.755 votantes.
A gerente da GTI adianta ainda que não foram liberadas urnas para o Pará (em razão do plebiscito sobre a divisão do Estado), Alagoas e Paraná (em função da mudança para o sistema biométrico a ser utilizado nas próximas eleições gerais do país e que está sendo feito por etapas sob o comando do TSE). No Amazonas e em Roraima, somente as capitais, Manaus e Boa Vista contarão com urnas eletrônicas.
Os Eleitores do Sistema profissional escolherão entre 158 candidatos, os que ocuparão as presidências dos Creas e do Confea, para a diretoria geral da Mútua, Caixa de Assistência, e para seis cadeiras do conselho federal nos estados do RJ, AC, PR, RR, SC e TO. O sétimo conselheiro federal representará as instituições de ensino do Grupo de Engenharia.
Do total, 90 profissionais se candidataram a presidente dos Creas, quatro para o Confea, e 51 para diretor da Mútua, enquanto 13 concorrem para para conselheiro federal.
Arquitetos
Com a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), esses profissionais (cerca de 104 mil) terão eleições no dia 26 de outubro, com uma novidade: o pleito será realizado pela internet. Informações pelos sites www..cau.org.br e www.votaarquiteto.com.br
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.