Indígenas do Brasil e exterior reúnem-se em Campo Grande

Indígenas de Mato Grosso do Sul, de outros estados e países reúnem-se em Campo Grade, nos dias 15, 16 e 17 de agosto para discutir a relação entre seus saberes tradicionais e a universidade. O grupo de Rap Indígena Brô MC’s fará a abertura do evento. O IV Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade será na […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Indígenas de Mato Grosso do Sul, de outros estados e países reúnem-se em Campo Grade, nos dias 15, 16 e 17 de agosto para discutir a relação entre seus saberes tradicionais e a universidade. O grupo de Rap Indígena Brô MC’s fará a abertura do evento.

O IV Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade será na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e terá participação de pesquisadores e representantes indígenas dos estados do Alagoas, Amazonas, Roraima, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro. Também confirmaram presença delegações do Equador, Paraguai, Bolívia e Colômbia. Realizado pelo projeto Rede de Saberes, o seminário já tem mais de 300 inscritos.

O foco do evento são os acadêmicos indígenas do estado, que aproveitam para realizar durante o dia 15 o V Encontro de Acadêmicos Indígenas de MS. Já nos dias 18 e 19 eles participam do II Fórum de Discussão sobre Inclusão Digital nas Aldeias (Fida), também realizado pelo Rede de Saberes.

Segundo estimativa do projeto Rede de Saberes há mais de 600 indígenas nas universidades de MS e cresce o número de índios que fazem mestrado e doutorado. Mesmo enfrentando preconceitos e problemas já conhecidos nas aldeias os índios de MS chegam às universidades e buscam por melhor capacitação. Estão cada vez mais se interessando e tendo acesso às novas tecnologias, que são ferramentas para mostrar quem realmente são e quebrar estereótipos.

Conteúdos relacionados