III Conferência de Segurança Alimentar discute tema voltado à população indígena
A III Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Mato Grosso do Sul, que começou na manhã desta quarta-feira (17), prossegue com os debates com tema voltado à população indígena, além da aprovação do regimento interno da Conferência. Este ano, o tema é “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos”. O regimento interno da […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A III Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Mato Grosso do Sul, que começou na manhã desta quarta-feira (17), prossegue com os debates com tema voltado à população indígena, além da aprovação do regimento interno da Conferência. Este ano, o tema é “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos”.
O regimento interno da Conferência foi aprovado, através de debate democrático e voto dos participantes. Em seguida começou a mesa redonda que teve como tema central os avanços, ameaças e perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável em população indígena.
Romiro Martins, índio da Aldeia Jaguapiru, em Dourados, opinou que uma das ações imediatas para resolver os problemas nutricionais dos índios seria a construção de tanques para criação de alevinos. “A questão da terra e da alimentação dos índios é um problema que se prolonga por anos e anos. Não há terra suficiente para plantarmos, mas há espaço para criação de alevinos”, afirmou Romiro.
A técnica da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai/MS), Sheila Gomes de Alcântara, disponibilizou dados de diagnóstico, monitoramento e avaliação da segurança alimentar e nutricional dos povos indígenas. Ela também demonstrou as atividades do ‘Programa Conjunto’, que através de ações feitas por gestores municipais e estaduais levaram às comunidades qualificação profissional, capacitação, oficinas, com o objetivo de qualidade de vida e geração de renda.
A abertura da Conferência contou com a presença do governador André Puccinelli, que sancionou a Lei do Sistema Estadual de Segurança Alimentar e disse que não medirá esforços para proporcionar a toda população sul-matogrossense uma alimentação adequada e saudável; da secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Tania Mara Garib, além de diversas autoridades.
A Conferência é preparatória para a IV Conferencia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional a ser realizada no período de 7 a 10 de novembro, em Salvador (BA), sendo que Mato Grosso do Sul poderá levar suas propostas e participar com 39 delegados.
Em discussão estão: elaborar propostas para construção da Política e do Plano Estadual na perspectiva do direito humano à alimentação adequada e subsidiar propostas, propiciar o intercambio e troca de experiência entre os participantes e eleger os delegados que representarão o Estado na IV Conferência Nacional.
A III Conferência Estadual é promovida pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/MS), por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas).
O evento acontece no Grand Park Hotel até amanhã (18), das 7h30 até as 17 horas – na avenida: Afonso Pena, 5.282 – Chácara Cachoeira.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Precisa de médico? Confira a escala plantonista de unidades de saúde de Campo Grande
Mais de 60 profissionais atuam em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde)
Viajando pela América do Sul, os alemães Uwe e Kerstin curtem natureza de MS em motorhome
Casal viaja pelo Brasil e Bolívia na companhia de seus dois cachorros
Comemoração do centenário Rádio Clube reúne atletas em corrida pela Afonso Pena
Percurso de sete quilômetros interditou trechos de cruzamentos da avenida
Imprensa internacional repercute prisão de Braga Netto e destaca proximidade com Bolsonaro
O Washington Post escreveu que Braga Netto foi formalmente acusado em novembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.