Ibama autoriza teste no Campo de Lula no pré-sal da Bacia de Santos

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou a Petrobras a iniciar o teste de longa duração (TLD) na área de Tupi, no Campo de Lula, no pré-sal dos blocos da Bacia de Santos. O campo vinha produzindo por meio do projeto piloto e, com a autorização do Ibama, a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou a Petrobras a iniciar o teste de longa duração (TLD) na área de Tupi, no Campo de Lula, no pré-sal dos blocos da Bacia de Santos.

O campo vinha produzindo por meio do projeto piloto e, com a autorização do Ibama, a Petrobras poderá iniciar a produção a partir do TLD a ser feito pela plataforma Fpso Cidade de São Vicente, navio-plataforma que produz, estoca e escoa petróleo e gás. A produção servirá para a continuidade da avaliação dos reservatórios do pré-sal.

O Campo de Lula foi descoberto em 2006, e ficou em fase de teste até o fim do ano passado. O TLD está previsto para o próximo mês e deverá chegar ao final do ano produzindo cerca de 100 mil barris por dia de petróleo leve (óleo de boa qualidade e bom valor comercial).

Este volume equivale a 5% de toda a produção atual da Petrobras, hoje da ordem de 2 milhões de barris por dias. O Campo de Lula é o maior já descoberto no país e tem reservas estimadas de cerca de 6,5 bilhões de barris de petróleo.

Conteúdos relacionados