Iagro altera data de início de vacinação contra febre aftosa

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) alterou a data de início da etapa de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul. Este ano a vacinação acontecerá em todas as áreas do Estado de forma unificada, ou seja, todas serão feitas no mês de novembro, em razão do fim da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) alterou a data de início da etapa de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul. Este ano a vacinação acontecerá em todas as áreas do Estado de forma unificada, ou seja, todas serão feitas no mês de novembro, em razão do fim da Zona de Alta Vigilância de Fronteira (ZAV), região essa em que as vacinações eram feitas no mês de outubro. A portaria nº 2.388 referente à etapa de vacinação contra aftosa está disponível no Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem (4).

A vacinação contra febre aftosa no Estado para o mês de novembro deverá seguir um calendário já definido. No caso da Região do Planalto e da Zona de Fronteira (antiga ZAV) a vacinação será realizada no período de 1 a 30 de novembro, em todo o rebanho bovino e bubalino, independente da idade.

Os produtores da região do Pantanal que optarem pela vacinação contra febre aftosa em novembro deverão seguir o seguinte cronograma: 1 de novembro a 15 de dezembro, sendo a vacinação em todo o rebanho bovino e bubalino, independente da idade.

Após a efetiva imunização dos animais das propriedades da região do Pantanal durante o mês de novembro, é obrigatório o preenchimento da declaração de Estoque Efetivo de Animais Bovinos e Bubalinos, em conformidade com o decreto nº 13.150 de 14 de abril de 2011.

A antecipação da vacinação contra febre aftosa somente poderá ocorrer em um período de, no máximo, 15 dias antes das datas previstas para o início das campanhas, mediante procedimentos estabelecidos na portaria.

Conteúdos relacionados