O Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) irá receber nos próximos meses uma série de equipamentos de imagem que, segundo o próprio hospital, irão garantir mais agilidade e precisão no diagnóstico. No total, serão mais de 20 hospitais universitários contemplados com os equipamentos.

Hoje (16), o diretor geral Wedson Desidério Fernandes, está em Brasília para assinatura de contrato com fornecedores destes equipamentos, que foram adquiridos com recursos do Rehuf (Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais).

Os contratos incluem a aquisição de equipamentos de Raio-X, Tomografia e Hemodinâmica. Todos eles terão tecnologia digital, o que permite economia de material e principalmente maior precisão na avaliação e diagnóstico.

Entre os equipamentos adquiridos para o HU/UFGD, estão um aparelho de Raio-X telecomando, que permite a realização de exames sem a necessidade da câmara processadora – onde é iniciado o processo de revelação dos filmes. Com este equipamento, as imagens coletadas do paciente ficam digitalizadas, permitindo economia de material e agilidade na avaliação.

Outro equipamento adquirido através do Rehuf é um tomógrafo de 64 canais – que irá permitir, com uma única radiação, coletar 64 imagens do paciente. Para se ter uma ideia, o equipamento atual oferece uma única imagem. A tecnologia mais moderna oferecida atualmente em Dourados é de seis canais.

No mesmo processo, o HU/UFGD também está adquirindo um equipamento de hemodinâmica, utilizado para diagnóstico e intervenção através de cateter venoso ou arterial. São procedimentos minimamente invasivos e de alta complexidade, que já exigem inclusive a capacitação da equipe. Para aquisição dos equipamentos, o HU/UFGD já recebeu visita técnica dos fabricantes e agora aguarda a execução de projetos de engenharia para adequação do espaço físico. (Com informações da assessoria)