Homossexual dissidente se casa com transexual em Cuba
Um dissidente homossexual e uma mulher transexual casaram-se no sábado em Cuba, na primeira união do gênero no país, com os noivos tendo se envolvido na bandeira do arco-íris do orgulho gay e desfilado pelas ruas de Havana. Em uma simples cerimônia civil, Ignacio Estrada, 31, e Wendy Iriepa, 37, assinaram a certidão de casamento, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um dissidente homossexual e uma mulher transexual casaram-se no sábado em Cuba, na primeira união do gênero no país, com os noivos tendo se envolvido na bandeira do arco-íris do orgulho gay e desfilado pelas ruas de Havana.
Em uma simples cerimônia civil, Ignacio Estrada, 31, e Wendy Iriepa, 37, assinaram a certidão de casamento, trocaram anéis e beijaram-se antes de uma autoridade desejar-lhes muitas felicidades.
Tecnicamente não era um casamento entre pessoas do mesmo sexo, o que é proibido em Cuba, e isso não gerou qualquer interferência das autoridades porque Iriepa é legalmente uma mulher depois de ter sido a primeira pessoa a passar por uma operação de mudança de sexo em 2007.
Esta operação foi realizada em Cuba, onde um programa de Estado realiza esse tipo de cirurgia.
O casamento, realizado no mesmo dia em que Fidel Castro completou 85 anos, foi considerado pelos noivos como um “presente” para ex-líder cubano e busca impulsionar os direitos homossexuais em Cuba. Além disso, a cerimônia teve um tom político, como alguns dos principais dissidentes cubanos e diplomatas norte-americanos presentes para mostrar apoio.
Também marca uma mudança de atitude na ilha caribenha, onde homossexuais foram internados em campos em 1960 por isso ter sido considerado “contra-revolucionários”, o que provocou um “mea culpa” por Castro no ano passado.
Sob aplausos de amigos e familiares e a presença de jornalistas e dezenas de cubanos curiosos, o casal chegou a um escritório do Estado nos subúrbios de Havana.
A noiva, usando um vestido branco sem alças, chegou em um conversível Ford da década de 1950, acenando a bandeira do arco-íris e sorrindo.
“Estou muito feliz e muito nervosa”, disse Iriepa ao sair do carro. “Este é verdadeiramente o dia mais feliz da minha vida”, disse exultante.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.