O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado (Hemosul) irá interromper as atividades em razão do feriado religioso nos dias 23 e 24 (quinta e sexta-feira). No sábado (25), a instituição volta a funcionar regularmente, das 7h às 12h30.

Durante os dias que antecedem o feriado o Hemosul está coletando sangue para que não haja problemas com escassez de bolsas nos hospitais. Somente na manhã desta quarta-feira (22), a instituição, com sede na Capital, contou com a participação de pelo menos 65 pessoas que se dispuseram a doar sangue.

Para ser doador é necessário ter entre 16 e 68 anos de idade, estar bem de saúde, ter se alimentado e não ter consumido algum tipo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas. A pessoa deve estar munida de um documento com foto (carteira de identidade, de trabalho ou habilitação) no ato da doação.

O Hemosul fica na Avenida Fernando Côrrea da Costa, n.º 1.304, centro de Campo Grande. Outras informações pelo telefone (67) 3312-1517.

Mudança

A faixa etária de 16 a 68 anos corresponde à decisão estabelecida no Novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, publico pelo Ministério da Saúde por meio da portaria n. 1.353 no Diário da União, do último dia 14. Antes podiam ser doadores somente pessoas entre 18 e 65 anos. Outra mudança estabelecida no novo regulamento é quanto à orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade e homossexualidade), que não poderá ser utilizada como critério para seleção de doadores de sangue.

A nova medida vida aumentar o número de doações de sangue em todo o País. A regra determina que para um adolescente se torne doador é necessário que ele tenha por escrito a autorização do responsável legal.