Gravações mostram que ex-prefeito de Corumbá cobrava propina mesmo fora do poder
O ex-diretor de Controle Urbano de Campinas (SP) e ex-prefeito de Corumbá, Ricardo Chimirri Candia, um dos presos na megaoperação da semana passada por suspeitas de fraudes em contratos públicos, continuou influente no governo municipal e cobrando propina mesmo após deixar o cargo. Escutas feitas pelo Ministério Público, com autorização judicial, mostram também que ele […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ex-diretor de Controle Urbano de Campinas (SP) e ex-prefeito de Corumbá, Ricardo Chimirri Candia, um dos presos na megaoperação da semana passada por suspeitas de fraudes em contratos públicos, continuou influente no governo municipal e cobrando propina mesmo após deixar o cargo.
Escutas feitas pelo Ministério Público, com autorização judicial, mostram também que ele era mais próximo da primeira-dama e chefe de Gabinete, Rosely Nassim Santos, do que ela própria havia dito no mês passado.
Candia ocupou o cargo de diretor por cerca de quatro meses no início do governo de Hélio de Oliveira Santos. As empresas em nome dos filhos dele, a CD Empreendimentos e a RP Incorporações, são donas de 18 áreas onde estão instaladas torres de telefonia celular, como revelou a EPTV antes mesmo das prisões da semana passada. As autorizações eram feitas pelo departamento de Controle Urbano.
Novos trechos de conversas divulgados pelo MP, mostram que o ex-diretor continuou influente no governo, negociando propinas. Em um dos casos, ele intermediou a redução de uma dívida de IPTU, mas cobrou 15% sobre o valor. A quantia, que deveria ser paga em dinheiro, seria dividida entre ele, a “doutora” (que seria Rosely Nassim Santos) e uma outra pessoa.
A investigação do MP mostra que Candia intermediava várias negociações na prefeitura. De acordo com o ex-presidente da Sanasa e delator do esquema de corrupção, Luiz Augusto Aquino, era Candia quem buscava as propinas nas empresas que fechavam os contratos fraudulentos, junto com a primeira-dama.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Camila Jara apresenta proposta para taxar milionários e isentar IR até R$ 5 mil
A proposta faz parte do pacote de projetos do Gabinete Compartilhado, composto de 6 congressistas
Defesa pede liberdade de jovem preso com Jeep de ex-superintendente da Cultura assassinado
Roberto Figueiredo foi encontrado morto pela irmã na manhã de sexta-feira (13); adolescente confessou o crime e foi apreendido
Projeto de Lei quer proibir acorrentamento de cães e gatos em todo o Estado
De acordo com o texto, o uso de correntes ou o confinamento só será permitido em condições que respeitem as necessidades básicas dos animais
Domingo tem feiras culturais, brechós e show gratuito em Campo Grande
Confira a programação deste domingo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.