Governo Federal libera recursos para projeto no trânsito de Campo Grande
O projeto Vida no trânsito desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), deve receber no início deste ano recursos autorizados no último dia 27 de dezembro pelo Fundo Nacional de Saúde, visando à realização de projetos para redução de mortalidade em acidentes de trânsito. A notícia foi divulgada […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O projeto Vida no trânsito desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), deve receber no início deste ano recursos autorizados no último dia 27 de dezembro pelo Fundo Nacional de Saúde, visando à realização de projetos para redução de mortalidade em acidentes de trânsito.
A notícia foi divulgada no Diário Oficial da União e Campo Grande será beneficiada, assim como os municípios de Belo Horizonte, Curitiba, Palmas e Teresina. O valor liberado somará um total de R$ 3 milhões e o compromisso das cidades relacionadas é de dar continuidade ao “Projeto de Redução da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito – Mobilizando a sociedade e promovendo a saúde”.
Representação local – Em 2010, representantes de órgãos e instituições com atuação relacionada ao trânsito de Campo Grande estiveram reunidos durante dois dias (no mês de outubro) para elaborar um Plano Local do Projeto Vida no Trânsito. São eles: a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Agetran, Companhia Independente de Trânsito da Polícia Militar (Ciptran), Corpo de Bombeiros Militar, Detran-MS, Sindicato das Escolas Particulares, Conselho Estadual de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal, além da Promotoria da Saúde Pública.
Na ocasião, foram elencadas as prioridades locais e elaborado planejamento de ações até 2012, quando terminará a primeira etapa do projeto. O repasse de verbas irá priorizar os projetos escolhidos e, neste período, a prefeitura deverá desenvolver ações de prevenção de lesões e mortes no trânsito e de promoção da cultura de paz e segurança viária.
Segundo o diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade Júnior com a inserção de Campo Grande no projeto, foi criado o Gabinete de Gestão Integrada que envolve os órgãos ligados de alguma maneira ao trânsito. “Mesmo antes da elaboração do Plano Local do projeto em questão, mantivemos o empenho e freqüência das reuniões para tratar e buscar alternativas para diminuir os riscos de acidentes e, posteriormente, mortes no trânsito”, destacou o titular da agência.
Projeto – Lançado no dia 18 de junho de 2010, o Vida no Trânsito é resultado de uma ação interministerial desenvolvida em parceira com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Opas e a Bloomberg Philanthropies, uma fundação internacional de promoção de atividades na área social.
No mundo, a ação global é chamada Road Safety in 10 Countries. O objetivo é subsidiar gestores nacionais no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito, por meio da qualificação, planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações. Além do Brasil, participam outros nove países: Rússia, Turquia, China, Egito, Índia, Camboja, Quênia, México e Vietnã.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bêbado, motorista é preso após bater em semáforo em frente ao Batalhão de Trânsito em Campo Grande
Frente do veículo ficou destruída após a batida no início da manhã deste domingo (15)
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.